As Cartas de Paulo aos CoríntosSample

Desde a primeira carta, podemos ver Paulo insistindo na necessidade de viver pelo Espírito, porque as coisas espirituais são percebidas pelo Espírito de Deus, que habita em nós e nos conduz a ter a mente de Cristo.
É preciso compreender que é o Espírito Santo quem nos santifica e que cada pessoa recebeu o mesmo Espírito, vindo do mesmo Deus e por meio do mesmo Senhor. Assim, a santidade vem ao nos permitir ser constrangidos pelo Espírito de Deus a ter atitudes que Lhe agradem; ela surge da nossa sujeição às direções e à vontade d’Ele para nossas vidas.
O temor ao Senhor não se limita a saber que todo homem um dia estará na Sua presença, mas também envolve esperar permanecer sendo parte do círculo infinito do Seu amor para todo o sempre, colocando mais expectativas nessa realidade eterna e verdadeira do que no que é passageiro.
Paulo, mais uma vez, declara sua franqueza para com aquele povo e pede que seja acolhido. Ele se alegra com a chegada de Tito, que lhe informou que sentiam saudade dele. Mesmo que tenham sido afrontados pela carta, o que lhes causou tristeza, isso trouxe fortalecimento na fé para todos que receberam as palavras com tremor e temor.
Ser exortado, questionado ou mesmo aconselhado nos dias de hoje tem se tornado motivo de raiva, insegurança ou até mesmo de confrontos sérios. Vivemos em uma época que prega a total liberdade de ser aquilo que se deseja, mas Paulo nos mostra o contrário: a correção diante de Deus vem para arrependimento e salvação, não sendo motivo de tristeza como ocorre no mundo.
A unidade também nos ajuda a aperfeiçoar a santidade, a amar o irmão em qualquer circunstância e a deixar de lado o orgulho. Tratar com seriedade a franqueza e a justiça, e principalmente não ser pedra de tropeço na vida do próximo, são frutos do Espírito que devem ser buscados intencionalmente por cada membro do corpo de Cristo.
Pergunta para reflexão: Como andam meus relacionamentos com os irmãos? Tenho convivido pacientemente com todos ao meu redor ou escolho grupos onde me sinto à vontade e não sou desafiado, exortado ou sequer questionado?
Scripture
About this Plan

Paulo escreve duas cartas à igreja de Corinto, onde permaneceu por um ano e meio. Na primeira, trata de problemas e práticas que geravam discussões e divisão. E a segunda, uma carta pessoal onde defende seu apostolado diante dos falsos mestres e ensinos. Com ensinos práticos da importância da unidade, fé e da santidade, ele mostra que, por meio de Cristo, temos um entendimento desde a fundação do mundo oculto e de fé em fé e, nos permitindo ser fracos diante de Deus, somos moldados à imagem de Jesus. Neste mês, buscaremos nestas cartas aplicações práticas para os nossos dias.
More
Related Plans

Blessed Are the Spiraling: 7-Days to Finding True Significance When Life Sends You Spiraling

Ruins to Royalty

When God Says “Wait”

The Judas in Your Life: 5 Days on Betrayal

When God Doesn't Make Sense

Lies & Truth Canvas

Making the Most of Your Marriage; a 7-Day Healing Journey

War Against Babylon

From PlayGrounds to Psychwards
