YouVersion Logo
Search Icon

As Cartas de Paulo aos CoríntosSample

As Cartas de Paulo aos Coríntos

DAY 25 OF 30

Naquela época, estavam arrecadando valores para ajudar os necessitados de Jerusalém. Paulo cita a igreja da Macedônia, composta por pessoas humildes que, porém, doaram além de suas posses. Ele pede, então, que os coríntios também contribuam, não como um mandamento, mas como demonstração da sinceridade do amor daquele povo.

Jesus, sendo rico, se fez pobre. A generosidade é também um dos frutos do Espírito e vai além do simples ato de dizimar. Trata-se de suprir a necessidade dos irmãos, olhar para o próximo além de si mesmo, dar o que se tem de sobra a quem falta e, mesmo quando se carece, acolher aqueles que nada têm.

A igreja beneficiada era a de Jerusalém. Olhando ao nosso redor, muitas vezes, dentro de nossas próprias comunidades, há muito a ser feito: em nossas cidades, estados, país e também em outros países.

As igrejas da Macedônia e os coríntios receberam Paulo, o primeiro missionário que se dedicou a levar a palavra de Deus aos gentios. Com os frutos desse trabalho, passou a recolher recursos para acolher os irmãos que em Jerusalém necessitavam. Paulo contava com Tito para ajudá-lo a administrar esses frutos de amor com honestidade.

Ao escrever aos efésios, ele afirma que a igreja é composta por pessoas com dons e características que permitem que ela subsista em amor. O amor é generoso, dedicado, prestativo e voltado para servir.

Oração: Senhor Deus, conduz-nos a ter um coração generoso e sóbrio em Ti, de forma a superabundar em graça, esperança e amor compartilhado. Em nome de Jesus, amém.

About this Plan

As Cartas de Paulo aos Coríntos

Paulo escreve duas cartas à igreja de Corinto, onde permaneceu por um ano e meio. Na primeira, trata de problemas e práticas que geravam discussões e divisão. E a segunda, uma carta pessoal onde defende seu apostolado diante dos falsos mestres e ensinos. Com ensinos práticos da importância da unidade, fé e da santidade, ele mostra que, por meio de Cristo, temos um entendimento desde a fundação do mundo oculto e de fé em fé e, nos permitindo ser fracos diante de Deus, somos moldados à imagem de Jesus. Neste mês, buscaremos nestas cartas aplicações práticas para os nossos dias.

More