YouVersion Logo
Search Icon

As Cartas de Paulo aos CoríntosSample

As Cartas de Paulo aos Coríntos

DAY 20 OF 30

Paulo diz que não precisa ser recomendado, pois os coríntios são obra de seu ministério, quando permaneceu com eles por um ano e meio. Ele reconhece, entretanto, que não foi ele quem escreveu, mas que eles são cartas de Cristo.

A lei, quando escrita em tábuas para o povo de Israel, já se revestia de glória; contudo, trazia a morte, pois é espiritual, enquanto o homem é carnal. Ela demonstra que nenhum homem é capaz de se apresentar diante de Deus, pois, sendo espiritual, não pode ser cumprida pela carne, trazendo, assim, a condenação.

Jesus, porém, traz a liberdade, pois, com sua morte, sem qualquer descumprimento da lei, rasgou o véu que separava o homem de Deus. Então, o Espírito Santo vivifica, conduz à obediência e, principalmente, possibilita contemplar a glória de Deus, ainda que como que pelo espelho.

À medida que crescemos na fé, somos transformados pelo Espírito Santo.

Por isso, não existe carta de recomendação humana que supra a autoridade trazida pelo Espírito. Paulo pregou, mas quem deu crescimento e desenvolvimento àquele povo foi o próprio Deus. Devemos nos atentar a isso.

Ainda hoje, é necessário reconhecer nossas lideranças, participar de comunidades de fé e seguir suas orientações e, principalmente, exortações.

O Espírito Santo habita em cada um de nós e nos conduz para que caminhemos nas obras que já estavam preparadas. Todos nós somos cartas de Cristo: exalamos o seu bom perfume, somos a Bíblia que algumas pessoas lerão e somos capazes de orar, abençoar e pregar o evangelho àqueles que estão ao nosso redor.

Pergunta para reflexão: No meu dia a dia, permito-me ser instrumento de Deus na vida dos que estão ao meu redor?

About this Plan

As Cartas de Paulo aos Coríntos

Paulo escreve duas cartas à igreja de Corinto, onde permaneceu por um ano e meio. Na primeira, trata de problemas e práticas que geravam discussões e divisão. E a segunda, uma carta pessoal onde defende seu apostolado diante dos falsos mestres e ensinos. Com ensinos práticos da importância da unidade, fé e da santidade, ele mostra que, por meio de Cristo, temos um entendimento desde a fundação do mundo oculto e de fé em fé e, nos permitindo ser fracos diante de Deus, somos moldados à imagem de Jesus. Neste mês, buscaremos nestas cartas aplicações práticas para os nossos dias.

More