As Cartas de Paulo aos CoríntosSample

Paulo, no mesmo ano em que escreveu a primeira carta, escreve novamente e os cumprimenta em nome dele e de Timóteo, que provavelmente foi quem trouxe informações e questionamentos daquele povo ao apóstolo.
Ele dá graças a Deus, reconhecendo-o como Pai de misericórdias e Deus de toda consolação, e cita uma grande tribulação pela qual haviam passado, em que ele e os que estavam com ele chegaram a desesperar-se da própria vida, pois a situação era além de suas forças.
Os sofrimentos de Cristo se manifestaram em grande medida em favor dele e dos seus, para que, inclusive, o povo de Corinto fosse fortalecido e visse o poder da fé. Paulo e os demais pais da igreja sofreram, de fato, experiências muito próximas da perseguição, da vergonha e das mutilações físicas de Jesus, e isso fortalece a fé de todos os que creem no evangelho até hoje.
É necessário enfrentar cada tribulação como parte de um processo de Deus, para que, onde houve angústia e aflição, haja também testemunho e sustento para outras pessoas. Por isso, é preciso pregar o evangelho, mesmo em silêncio, seja em um abraço, sendo o ouvido amigo ou simplesmente sendo reconhecido por viver na expectativa daquilo que há de vir.
A santidade e a sinceridade no agir diante dos irmãos são o que trazem justificação para cada escolha ou posicionamento de um cristão. Ao agir pelo Espírito, não é preciso pautar-se em julgamentos humanos, pois quem justifica é o próprio Deus que, em Jesus, é o “sim” para todas as promessas. Ou seja, todas as situações são conduzidas para que nos apresentemos aprovados no dia do Senhor.
Paulo escolheu não ir até aquele povo, como veremos ao longo de toda a carta, para que eles não se magoassem ainda mais; e, para não deixá-los sem uma palavra, decidiu escrever. Isso não o fez leviano, fraco ou sem compromisso, até porque sabia que aquele povo seria o seu orgulho como apóstolo diante de Deus.
Pergunta para reflexão: Ainda que seja necessário afastar-me de algum irmão ou situação, deixo as coisas claras diante dos envolvidos?
Scripture
About this Plan

Paulo escreve duas cartas à igreja de Corinto, onde permaneceu por um ano e meio. Na primeira, trata de problemas e práticas que geravam discussões e divisão. E a segunda, uma carta pessoal onde defende seu apostolado diante dos falsos mestres e ensinos. Com ensinos práticos da importância da unidade, fé e da santidade, ele mostra que, por meio de Cristo, temos um entendimento desde a fundação do mundo oculto e de fé em fé e, nos permitindo ser fracos diante de Deus, somos moldados à imagem de Jesus. Neste mês, buscaremos nestas cartas aplicações práticas para os nossos dias.
More
Related Plans

Blessed Are the Spiraling: 7-Days to Finding True Significance When Life Sends You Spiraling

Ruins to Royalty

When God Says “Wait”

The Judas in Your Life: 5 Days on Betrayal

When God Doesn't Make Sense

Lies & Truth Canvas

Making the Most of Your Marriage; a 7-Day Healing Journey

War Against Babylon

From PlayGrounds to Psychwards
