As Cartas de Paulo aos CoríntosSample

Paulo finaliza pedindo que cada um contribua, conforme suas possibilidades, com doações a serem enviadas para Jerusalém. O objetivo desse envio não era apenas suprir as necessidades daquela igreja, formada por judeus de nascimento, mas também demonstrar a boa vontade dos gentios em manter comunhão com eles.
Ele afirma estar em Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos durante sua terceira viagem missionária, e expressa o desejo de ir até Corinto e permanecer algum tempo com os irmãos. Além disso, pede que recebam Timóteo com honra e que ele não seja desprezado.
Como pai na fé daquele povo, Paulo recorda que a igreja de Corinto teve origem com a família de Estéfanas e destaca que eles deviam ser respeitados por isso, assim como todos os que cooperam para a propagação do evangelho naquela região. Ele também transmite saudações de Áquila e Priscila, irmãos de Corinto que, provavelmente, estavam com Paulo em Éfeso.
A unidade é ressaltada nesses últimos conselhos do apóstolo. Desde o pedido de contribuição em favor dos cristãos de Jerusalém, ele reforça a importância de reconhecer os irmãos de outros ministérios, cidades ou nações como membros do mesmo corpo, que precisam de cooperação nos momentos de necessidade e de oração nas batalhas enfrentadas.
Essa exortação permanece atual. Hoje, também existem pessoas com grande alcance, que compartilham palavras de edificação em nossas vidas por meio de vídeos, devocionais e mensagens em diversas mídias sociais. Grandes e relevantes projetos missionários merecem ser ouvidos, apoiados e valorizados.
Contudo, é igualmente necessário e fundamental conviver com a comunidade local de fé: honrar os pastores, respeitá-los e compreender que eles são homens que acertam e erram; envolver-se, participar e sustentar a vida dos irmãos. Assim, conforme as palavras de Paulo, seremos vigilantes e fortalecidos na fé para não desanimar.
Que todos os nossos atos sejam realizados em amor, fortalecidos e conduzidos por Cristo.
Oração:
Senhor Deus, faz crescer em mim a esperança da glória e concede-me um novo olhar, não apenas para os que estão ao meu lado, mas também para os que precisam de mim em todo o Corpo de Cristo. Em nome de Jesus. Amém.
Scripture
About this Plan

Paulo escreve duas cartas à igreja de Corinto, onde permaneceu por um ano e meio. Na primeira, trata de problemas e práticas que geravam discussões e divisão. E a segunda, uma carta pessoal onde defende seu apostolado diante dos falsos mestres e ensinos. Com ensinos práticos da importância da unidade, fé e da santidade, ele mostra que, por meio de Cristo, temos um entendimento desde a fundação do mundo oculto e de fé em fé e, nos permitindo ser fracos diante de Deus, somos moldados à imagem de Jesus. Neste mês, buscaremos nestas cartas aplicações práticas para os nossos dias.
More









