YouVersion Logo
Search Icon

Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 diasSample

Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 dias

DAY 5 OF 30

Sujeitem-se uns aos outros

Eu sou o mestre do meu destino,
Eu sou o capitão da minha alma.[1]

Esses versos retratam uma grande poesia, mas não uma vida sábia.

Frequentemente, valorizamos o espírito independente, a pessoa que pode ser decisiva e “se erguer pelo próprio esforço” e “não dar satisfação a ninguém”. Enxergamos como uma força não precisar de outras pessoas e ser nosso próprio mestre. Mas será que é assim que Deus nos chama a viver?

Veja o versículo de hoje: "Deixem-se encher pelo Espírito (...) sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo." (Efésios 5.18, 21)

Sujeitar-se? Uns aos outros? Para ser sincera, no fundo do meu coração, isso muitas vezes não me é atraente. Mas essa é uma maneira de carregarmos a imagem de Cristo.

Se estamos seguindo a Jesus, vamos caminhar como Ele caminhou, e Ele se sujeitou.

  • Ele se sujeitou à sua mãe e ao seu pai terreno.
  • Ele se sujeitou a ser batizado por seu primo, João.
  • Ele se sujeitou de outras milhares formas no Seu dia a dia, na rotina de ser humano e na convivência com outros seres humanos.
  • Ele se sujeitou ao Pai celestial.
  • Ele se sujeitou à cruz.

Como Deus, Ele era o único que tinha o direito de dizer: “Eu sou o capitão da minha alma.” Mas como Emanuel, o “Deus que se fez homem”, Ele se humilhou, até a morte de cruz.

Ele não se ergueu pelo próprio esforço. Ele não dominou o próprio destino. Apenas demonstrou amor em humilde submissão.

Se esse foi o modo de vida de Jesus na Terra, por que deveríamos acreditar que a autossuficiência é um caminho melhor?

O versículo de Efésios nos diz que essa sujeição flui do temor a Deus. Queremos andar nos Seus caminhos. Queremos agradá-lo. Temos medo de nos desviar do caminho. E assim, nos sujeitamos.

Sujeitamos a nós mesmas à sabedoria de Deus revelada em Sua Palavra. Sujeitamos a nós mesmas à Sua direção para as nossas vidas. De forma voluntária, nos colocamos sob aqueles que Deus designou para nos liderar. E às vezes, por temor a Deus, cedemos às preferências de nossos irmãos e irmãs, em vez de cairmos em pecado por egoísmo.

Esse não é um caminho fácil. Não é um caminho de glória imediata e, provavelmente, não vão escrever um poema, enquanto estivermos em vida, sobre como fomos incrivelmente submissas. Mas existe glória nos esperando. Deus exaltou Jesus por Sua submissão e vai transformar nossa submissão em algo glorioso no final dos tempos.

Embora sejamos capitãs muito ruins, na maioria das vezes, Ele é o verdadeiro Capitão das nossas almas. E Ele vai nos conduzir fielmente pelas profundezas enquanto caminhamos juntas em submissão.

-

[2] Versos extraídos do poema “Invictus” de William Ernest Henley (tradução livre).

REFLITA

Pense nas pessoas às quais Deus chamou você a se submeter — seja por causa da posição delas ou do relacionamento próximo entre vocês. De que formas Deus deseja que você se submeta mais plenamente a elas?

ORE

Tire um tempo para orar pelas pessoas a quem você é chamado a se submeter. Peça ao Senhor que dê a elas sabedoria no relacionamento com vocês.

CONFIE

Mesmo quando líderes são imperfeitos e falham, Jesus nunca falha. Podemos nos submeter porque Ele é a autoridade perfeita que nunca vai falhar nem vai abandonar o Seu povo.

Lembrem‑se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. ~ Hebreus 13.7-8

PRATIQUE

Hoje mesmo, procure Efésios 5.21 na sua Bíblia, escreva-o e coloque-o em algum lugar onde você possa vê-lo com frequência até que o tenha memorizado. Deixe Deus escrever o mandamento de se submeter uns aos outros no seu coração.


About this Plan

Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 dias

Há muitos outros “uns aos outros” nas Escrituras. “Não se queixem uns dos outros” (Tiago 5.9). “Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados” (Tiago 5.16). Nenhuma de nós pode se tornar espiritualmente madura ou ter uma vida frutífera se não estiver constantemente praticando esses “uns aos outros” encontrados na Palavra de Deus. Enquanto você lê este devocional de 30 dias, peça ao Senhor que te mostre como edificar os crentes ao seu redor com esses importantes e vivificantes “uns aos outros”! Buscando a Deus juntas, Nancy DeMoss Wolgemuth

More