YouVersion Logo
Search Icon

Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 diasSample

Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 dias

DAY 7 OF 30

Procurem sempre fazer o bem uns aos outros e a todos

"Olá. Meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai. Prepare-se para morrer."

Essa famosa frase aparece no clímax do livro "A Princesa Prometida". Nele, o personagem Inigo Montoya passa toda a sua vida em busca de vingança pela morte do seu pai. Ele, finalmente, alcança o objeto do seu ódio, o Conde Rugen. Depois de uma dramática batalha de espadas, Inigo, em dado momento, começa a fazer exigências.

"Me ofereça dinheiro. E também poder."

O Conde faz promessas desesperadas — para que sua vida seja poupada, ele dará a Inigo qualquer coisa.

Mas no final, nada pode satisfazer o desejo de vingança do espanhol. "Eu quero o meu pai de volta", declara Inigo, enquanto atravessa Rugen com a sua espada.

No final, ele consegue sua vingança... O Conde Rugen é morto. Mas nem isso pode trazer o pai dele de volta. Depois de completar seu objetivo de vida, com nada além de sangue nas mãos para mostrar, Inigo reflete sobre a perda do seu propósito. O que você faz quando "não é mais movido por vingança"?

No final, só resta a pirataria. Ele está condenado a vagar pelos mares sem rumo, buscando riquezas temporárias às custas dos outros. Em sua busca autocentrada por cumprir o seu objetivo, Inigo ficou tão envolvido pelos seus desejos que nada mais o atrai senão mais sangue, riquezas e glória. Ele está condenado a uma vida sem propósito, mais do mesmo, sozinho e escondido por trás de uma máscara.

Afinal, qual é a definição de uma vida desperdiçada e solitária senão uma vida dedicada à vingança?

Poucas de nós — se houver alguma — estão tentando vingar um assassinato. Mas existem formas menores, mais sutis, de tentarmos nos vingar e nos separarmos daqueles que nos machucam. Atacar pelas costas, ignorar, fazer fofoca, cancelar, prejudicar silenciosamente... tudo isso provém de um coração voltado para a vingança em vez do amor.

A primeira epístola de Tessalonicenses 5.15 nos oferece um caminho melhor, um caminho que constrói relacionamentos em vez de destruí-los: desista da vingança e busque fazer o bem. Não lidamos com nossas tendências egocêntricas segurando nossas línguas e revirando os olhos em frustração (embora isso possa fazer parte!). Damos um passo além.

O versículo anterior (v. 14) diz: "'Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos". O Espírito Santo foi intencional ao guiar as palavras do apóstolo. Podemos ter certeza de que existe uma razão pela qual a advertência contra a vingança e o mandamento de buscar abençoar os outros seguem o versículo 14.

Talvez signifique que. . .

  • As pessoas que parecem preguiçosas
  • As pessoas que estão sempre "para baixo" ou ansiosas
  • As pessoas que sempre precisam da sua ajuda
  • As pessoas que testam sua paciência
  • As pessoas que te machucam

. . . são exatamente as pessoas que Deus quer que você abençoe.

Pode parecer impossível, mas não foi isso o que Jesus fez por nós? "Ele não abriu a boca" (Isaías 53.7) nem desembainhou uma espada enquanto era levado para ser crucificado. Em vez disso, disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo" (Lucas 23.34). Ele buscou a bênção da misericórdia divina em nosso favor, seus traidores.

Nosso Salvador nos deu graça para fazermos o mesmo. Então, enquanto fazemos o bem, vamos abaixar nossas armas e nossas palavras cortantes. A vingança não vai nos satisfazer mesmo.

REFLITA

Você busca se vingar de maneiras pequenas? Contra quem?

ORE

Se você respondeu à pergunta acima, confesse isso ao Senhor e peça por graça para fazer o bem a essas pessoas. Então, reserve um momento para orar por elas.

CONFIE

Sua obediência a esse mandamento não significa que essa pessoa sairá impune. Deus retribuirá justamente, do jeito dele e no tempo dele.

Amados, nunca procurem vingar‑se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: 'Minha é a vingança; eu retribuirei', diz o Senhor. ~ Romanos 12.19

PRATIQUE

Busque alguma forma de abençoar alguém que incomoda, frustra ou machuca você — e faça isso sem demora. (Se você não conseguir pensar em nada, peça ao Senhor que abençoe essa pessoa e que te mostre se Ele deseja te usar para abençoá-la de alguma forma.)


About this Plan

Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 dias

Há muitos outros “uns aos outros” nas Escrituras. “Não se queixem uns dos outros” (Tiago 5.9). “Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados” (Tiago 5.16). Nenhuma de nós pode se tornar espiritualmente madura ou ter uma vida frutífera se não estiver constantemente praticando esses “uns aos outros” encontrados na Palavra de Deus. Enquanto você lê este devocional de 30 dias, peça ao Senhor que te mostre como edificar os crentes ao seu redor com esses importantes e vivificantes “uns aos outros”! Buscando a Deus juntas, Nancy DeMoss Wolgemuth

More