Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 diasSample

Consolem uns aos outros
Perdi a conta do número de funerais a que já fui.
Entre os nove e dezoito anos, fui aos funerais de cinco dos meus avós e de uma tia-avó. Foram momentos difíceis para a minha família, para dizer o mínimo. Alguns dos falecimentos foram repentinos, mas a maioria foi precedida por períodos prolongados de declínio da saúde.
Em cada uma dessas situações, a dor foi profunda. Vi meus pais chorarem enquanto se despediam dos seus pais e avós. Ajudei do jeito que pude, organizando pertences e cuidando dos irmãos mais novos quando meus pais faziam visitas no hospital. Recordo de feriados com momentos de luto, quando lembrávamos que a pessoa responsável por alguma tradição na família não estava mais conosco. Cada um que morreu, mesmo aqueles com os quais tínhamos relacionamentos difíceis, deixou um vazio insubstituível.
Por que estou contando essas coisas? Porque sei que você também experimentou, ou vai experimentar, perdas. E Deus pode usar sua dor assim como usou a minha.
No ensino médio, após muitas dessas mortes, dois dos meus melhores amigos perderam seus avós de forma muito repentina. À época, eu estava lendo 2 Coríntios e encontrei esses versículos:
Bendito seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. (1:3-4)
Percebi que todas as perdas, todos os funerais e todas as lágrimas sobre as quais questionei a Deus, tinham um propósito para aquele momento. O Senhor me conduziu por todo aquele luto para que eu pudesse apoiar meus amigos de um jeito que não seria possível se eu nunca tivesse vivido a mesma situação.
Isso tem se mostrado verdadeiro também na idade adulta. À medida que amigos têm perdido entes queridos, Deus, com frequência, tem me dado sabedoria sobre o que é necessário em momentos de luto, uma verdade reconfortante para compartilhar e uma capacidade de ouvir e entender porque eu já atravessei o vale da sombra da morte. O Deus de toda consolação permitiu que Sua consolação viesse sobre mim de uma maneira que só pode ser explicada por esse versículo.
Ele é misericordioso. Ele é soberano. Ele é bom.
Cada momento de dor que você atravessa, cada funeral ao qual você comparece, é uma oportunidade para correr para o coração do seu Pai e receber o conforto dele. Cada momento de dor que você encontra na vida dos outros é uma oportunidade para doar o mesmo conforto a eles.
Seu sofrimento é uma missão. Quando você experimenta o que é viver num mundo caído e se volta para o Senhor com a sua dor, você se torna uma mensageira de misericórdia, esperança e conforto. Deus dá a você essas dádivas; você dá essas dádivas aos outros.
Quando você tem uma lista de tristezas e perdas incontáveis, olhe ao seu redor. Pode ter alguém sentado no banco ao lado ou morando na porta ao lado que esteja precisando de um pouco de conforto. E talvez você seja a pessoa que Deus escolheu para fazer exatamente isso: levar conforto para alguém.
REFLITA
Que experiências ou sofrimentos você tem disponíveis para Deus usar?
Existe alguém perto de você lidando com problemas semelhantes? Como você poderia consolar essas pessoas?
ORE
Peça que o Senhor use suas circunstâncias de vida, passadas ou presentes, para abençoar mais pessoas. Se existir pessoas que você conhece que estão sofrendo, separe um tempo para fazer a mesma oração por elas.
CONFIE
Seu sofrimento não é o fim da história. Deus está empenhado em transformar nossas tristezas em alegria, glorificando a si mesmo através das nossas vidas.
O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para levar boas-novas aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, (...) e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória. ~ Isaías 61.1, 3
PRATIQUE
Se você, pessoalmente, conhece alguém que está sofrendo, estenda a ela, hoje, o consolo de Cristo, mesmo que de uma forma pequena. Se você não sabe o que pode ser útil, pergunte. Muitas vezes, apenas saber que alguém se importa pode ser um consolo por si só!
Scripture
About this Plan

Há muitos outros “uns aos outros” nas Escrituras. “Não se queixem uns dos outros” (Tiago 5.9). “Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados” (Tiago 5.16). Nenhuma de nós pode se tornar espiritualmente madura ou ter uma vida frutífera se não estiver constantemente praticando esses “uns aos outros” encontrados na Palavra de Deus. Enquanto você lê este devocional de 30 dias, peça ao Senhor que te mostre como edificar os crentes ao seu redor com esses importantes e vivificantes “uns aos outros”! Buscando a Deus juntas, Nancy DeMoss Wolgemuth
More









