YouVersion Logo
Search Icon

Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 diasSample

Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 dias

DAY 10 OF 30

Levem os fardos uns dos outros

Lembro-me do dia em que recebi um envelope misterioso. Sem o endereço do remetente; sem pistas de quem poderia ser. Dentro havia um cheque administrativo anônimo do valor exato que eu ainda precisava para pagar a mensalidade da faculdade naquele semestre.

Eu havia orado fervorosamente, porque não fazia ideia de como conseguiria o dinheiro necessário. Mas, de alguma forma, sem eu nem mencionar, algum conhecido descobriu que eu precisava de ajuda para levantar aquele fardo. Nunca descobri quem foi... mas sou grata até hoje por essa pessoa e pelo presente.

Muitas vezes na minha vida, fui ajudada por esse tipo de presente de fonte desconhecida. Certa vez, alguém deu aos diáconos da minha igreja 500 dólares para me ajudar a comprar um carro. Outra vez, alguém deixou, discretamente, dinheiro na minha mesa quando eu estava passando por dificuldades financeiras. Ainda outra vez, um completo estranho me entregou um cheque para apoiar meu ministério.

Sem contar os presentes que não foram anônimos, mas silenciosos. As longas horas que amigos passaram ouvindo minhas mágoas; a tendência dos meus pais de discretamente depositarem dinheiro na minha conta para que eu pudesse voltar para casa; as muitas vezes em que fui alimentada por famílias da minha igreja quando eu não podia retribuir o favor; o quarto oferecido por amigos para que eu não precisasse viver sozinha... essas pessoas todas me ajudaram a levar os meus fardos. E, ao fazer isso, elas cumpriram a lei de Cristo.

Que lei é essa? É a lei do amor. "O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei." (Romanos 13.10)

Significa que, quando pessoas que conhecemos estão passando por dificuldades, seja financeira ou emocionalmente ou até mesmo com o pecado, nosso trabalho não é impor sobre elas cargas mais pesadas de culpa, vergonha ou regras, mas ajudar a aliviar o seu fardo. Significa se colocar ao lado delas, como Jesus faz conosco, e ajudá-las a carregar esse fardo com mansidão. Quando fazemos isso, "de fato [obedecemos] à lei real, encontrada na Escritura que diz: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’." (Tiago 2.8)

Talvez carregar o fardo de alguém signifique estar ao lado dela como amiga, ou pode significar abrir a sua carteira e compartilhar o que você tem sem esperar reconhecimento.

Ninguém concede o Prêmio Nobel da Paz à família que pratica hospitalidade todos os domingos, ou um troféu à pessoa que entretém os filhos de uma mãe estressada por algumas horas, ou um Oscar àquele que paga anonimamente as compras de outra pessoa, mas essas são as ações que Jesus recompensa. Ele vê e, ao fazer esse trabalho, você pratica o amor dele de uma maneira palpável, que o glorifica e vai durar para sempre.

REFLITA

Como você pode levar o fardo de alguém hoje? Existe algum amigo aflito a quem você possa estender a mão, uma família a quem você possa ajudar financeiramente, ou alguém solitário a quem você possa convidar para sua casa?

ORE

Deixe que as palavras desta oração de Francisco de Assis te guiem ao pedir que o Senhor a ajude a aprender como levar os fardos dos outros:

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna!

CONFIE

Enquanto você, em obediência, leva os fardos dos outros, Cristo vai te ajudar a carregar os seus e vai conceder o descanso que você precisa.

Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. ~ Mateus 11.28-30

PRATIQUE

A primeira tarefa hoje é orar. Ore por conhecidos que estão carregando fardos pesados e peça ao Senhor uma ideia de como ajudar um deles. Então, siga a sugestão dele e ajude a levar o fardo dessa pessoa de forma prática. Talvez, tente alguma das formas que listamos no devocional de hoje, se alguém específico veio à sua mente durante a leitura.


Scripture

About this Plan

Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 dias

Há muitos outros “uns aos outros” nas Escrituras. “Não se queixem uns dos outros” (Tiago 5.9). “Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados” (Tiago 5.16). Nenhuma de nós pode se tornar espiritualmente madura ou ter uma vida frutífera se não estiver constantemente praticando esses “uns aos outros” encontrados na Palavra de Deus. Enquanto você lê este devocional de 30 dias, peça ao Senhor que te mostre como edificar os crentes ao seu redor com esses importantes e vivificantes “uns aos outros”! Buscando a Deus juntas, Nancy DeMoss Wolgemuth

More