As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa féSample

Os Tabletes de Al-Yahudu: memórias do cativeiro babilônico.
Após a chegada dos judeus exilados à Babilônia, as autoridades imperiais enviaram a maioria deles para regiões pouco habitadas, a fim de estabelecer novos assentamentos. Uma delas se chamava Al-Yahudu ou “Cidade de Judá”. Uma prática babilônica comum era a nomeação de uma aldeia com base no local de origem da maioria de seus habitantes. Sabemos sobre Al-Yahudu por causa de uma coleção de cerca de 200 tabletes de argila (descobertos há vários anos e que estão em posse de um colecionador particular), no atual Iraque, perto de Birs Nimrud, aproximadamente 100 km a sudoeste de Bagdá. Os tabletes, que datam do 6º e do 5º século e cobrem um período de cerca de 90 anos (572–484 a.C.), retratam como os exilados e seus descendentes viveram em Babilônia logo após a queda de Judá em 586 a.C.
Redigidos em escrita cuneiforme acadiana, os tabletes de argila são registros de atividades agrícolas e comerciais que consistem em arrendamentos de terras, recibos de pagamentos em tâmaras e cevada, transações de gado, aluguel de casas, empréstimos de prata, vendas e transferências de escravos. Um dos documentos, o Tablete 15, por exemplo, lista vários nomes judaítas e a quantidade de tâmaras que precisavam entregar para pagar o aluguel pelas terras que receberam do Estado. Em troca, eles serviriam como arqueiros no exército do rei.
Embora o Antigo Testamento não mencione a aldeia nem o conteúdo que encontraram nos tabletes, eles esclarecem o cotidiano dos exilados e nos ajudam a entender melhor a realidade do cativeiro babilônico.
Os tabletes de Al-Yahudu mostram que, mesmo em meio às consequências do cativeiro, Deus não abandonou o Seu povo. A vida registrada em argila confirma que os exilados continuaram existindo como comunidade de fé, sustentados pela esperança em Suas promessas.
About this Plan

Dizem que as pedras não falam... mas as pedras da história estão falando. A arqueologia não compete com a fé. Ela a confirma, a enriquece... e a fortalece. Neste plano de leitura, você vai descobrir como os achados arqueológicos dão vida às histórias da Bíblia. Vai percorrer culturas, civilizações e tradições que cercaram Israel e, ao mesmo tempo, conectar sua fé com evidências reais que resistiram ao passar dos séculos.
More









