As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa féSample

Bulla: selos de argila que confirmam a história
Uma bulla de argila (plural bullae) é um dos artefatos mais comuns da terra bíblica. Ela era feita a partir da impressão de um selo em um pedaço de argila úmida ou no material macio de um jarro de armazenamento. Frequentemente usadas para selar os cordões que uniam um documento ou para estampar na alça dos jarros de armazenamento, as bullae forneciam informações sobre o remetente e, ocasionalmente, o conteúdo de um documento ou remessa. Tanto as elites quanto as pessoas comuns as utilizavam. Os selos usados para fazer a impressão eram mais comumente usados no formato de anel (Is 3:21) ou eram pendurados em um cordão em volta do pescoço.
Entre outras, as histórias de Judá e Tamar (Gn 38:18), José e o Faraó (Gn 41:42), Acabe e Nabote (1Rs 21:8), Ester (Et 8:2-10) e Daniel na provação com os leões (Dn 6:17) registram o uso de selos. Nesses casos, o selo e as bullae representavam a identidade e a autoridade da pessoa cujo nome carregavam. Muitas vezes, os documentos aos quais se anexavam as bullae perderam-se ou o fogo os destruiu e a única coisa que resta é o nome da pessoa que selou o documento.
Arqueólogos e outros encontraram várias bullae com os nomes de figuras bíblicas como: o rei Ezequias, o escriba de Jeremias, Baruque, filho de Nerias (Jr 36:4) e Gemarias, filho de Safã (Jr 36:10). Escavações na Cidade de Davi, em Jerusalém, encontraram selos com o nome de Isaías e outros com o nome do rei Ezequias que datam do ataque a Jerusalém por Senaqueribe. Perderam-se os documentos ou os descartaram, mas as bullae permanecem como sustentação para as histórias da Bíblia. As centenas de bullae que as escavações descobriram enriqueceram nossa compreensão dos nomes no mundo bíblico. Os documentos se perderam, mas os selos permaneceram, assim como a fidelidade de Deus permanece, sustentando Seu povo através dos séculos.
About this Plan

Dizem que as pedras não falam... mas as pedras da história estão falando. A arqueologia não compete com a fé. Ela a confirma, a enriquece... e a fortalece. Neste plano de leitura, você vai descobrir como os achados arqueológicos dão vida às histórias da Bíblia. Vai percorrer culturas, civilizações e tradições que cercaram Israel e, ao mesmo tempo, conectar sua fé com evidências reais que resistiram ao passar dos séculos.
More









