YouVersion Logo
Search Icon

As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa féSample

As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa fé

DAY 29 OF 30

Inscrição de Pilatos

Em 1961, arqueólogos italianos que escavavam o teatro romano na antiga cidade de Cesareia encontraram uma placa de pedra no que arqueólogos chamam de “uso secundário”, o que, neste caso, significava que sua posição original havia sido demolida no passado e construtores tiveram que usar os destroços em uma nova construção mais tarde.

Entre as pedras reutilizadas na reconstrução do anfiteatro, uma parecia ter uma inscrição em latim. Depois de remover a pedra, os arqueólogos conseguiram decifrar a inscrição parcialmente destruída:

“[DIS AUGUSTI]S TIBERIEUM

[...PONTI]US PILATUS

[...PRAEF]ECTUS IUDA[EA]E

[...FECIT D]E[DICAVIT]”

Tradução: “Construído e dedicado aos deuses honoráveis deste templo de Tibério, por Pôncio Pilatos, prefeito da Judeia”.

Tudo indica que Pilatos construiu um templo para Tibério (uma estrutura em honra ao imperador) em Cesareia e, por consequência, colocou seu nome como a pessoa que executou a obra. Foi a primeira evidência arqueológica de um oficial romano cuja existência alguns estudiosos haviam questionado.

About this Plan

As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa fé

Dizem que as pedras não falam... mas as pedras da história estão falando. A arqueologia não compete com a fé. Ela a confirma, a enriquece... e a fortalece. Neste plano de leitura, você vai descobrir como os achados arqueológicos dão vida às histórias da Bíblia. Vai percorrer culturas, civilizações e tradições que cercaram Israel e, ao mesmo tempo, conectar sua fé com evidências reais que resistiram ao passar dos séculos.

More