As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa féSample

O maior rolo, o mesmo Isaías: testemunho de preservação
Um dos rolos antigos encontrados perto do sítio arqueológico de Qumran, o Pergaminho de Isaías, é o maior da Bíblia. O rolo (1Qlsaa) tem 7,34 metros de comprimento e 27cm de largura. A datação paleográfica (125-100 a.C.) e a datação radiométrica (ca. 200 a.C.) fazem do rolo o mais antigo manuscrito de um livro bíblico encontrado até hoje. O texto contém 54 colunas escritas em 17 páginas de pergaminho costuradas juntas. Contém todos os 66 capítulos conhecidos do livro de Isaías, exceto por algumas palavras perdidas na extremidade inferior de algumas colunas.
O grande rolo de Isaías fornece provas da confiabilidade e do alto nível de precisão da transmissão do texto bíblico. Uma comparação do pergaminho de Isaías com o, mais de mil anos mais novo, Código de Leningrado (1008 a.C.), a base para o texto atual da Bíblia Hebraica, mostra apenas algumas poucas diferenças relevantes. Por exemplo, em Isaías 21:8, o pergaminho apresenta a variante “o profeta [hārō eh] gritou” no lugar de “como um leão [aryēh] ele gritou”, dando mais sentido ao texto além de ser apoiado pela Versão Siríaca. A maioria das diferenças é pequena e relacionada a palavras avulsas ou ortografia. O pergaminho confirma que a essência do texto hebraico permaneceu inalterada ao longo dos séculos. Além disso, não mostra nenhum sinal de um segundo (Deutero-Isaías) ou um terceiro escritor de Isaías (Trito-Isaías), como hipóteses de alguns estudiosos. As transcrições dos capítulos 39-40 (col. 32) e capítulos 55-56 (col. 46) são semelhantes às transcrições dos outros capítulos.
O Rolo de Isaías é um dos sete primeiros Rolos do Mar Morto descobertos na Caverna 1 de Qumran, durante o ano de 1947. Hoje, é mantido no Santuário do Livro no Museu de Israel, Jerusalém. O Santuário exibe uma réplica do rolo, embora um dos expositores ao seu redor mostrem uma parte do original. Se durante mais de dois mil anos o texto de Isaías foi preservado quase intacto, isso nos lembra que as promessas nele escritas também permanecem intactas e vivas para nós hoje.
Scripture
About this Plan

Dizem que as pedras não falam... mas as pedras da história estão falando. A arqueologia não compete com a fé. Ela a confirma, a enriquece... e a fortalece. Neste plano de leitura, você vai descobrir como os achados arqueológicos dão vida às histórias da Bíblia. Vai percorrer culturas, civilizações e tradições que cercaram Israel e, ao mesmo tempo, conectar sua fé com evidências reais que resistiram ao passar dos séculos.
More









