YouVersion Logo
Search Icon

As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa féSample

As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa fé

DAY 13 OF 30

Khirbat‘Ataruz: Quando os inimigos confirmam a história bíblica

As descobertas arqueológicas não apenas revelam mais sobre os incidentes que as Escrituras registram, mas também permitem que os leitores atuais vejam como os não israelitas os viam. Um exemplo recente envolve duas inscrições em um altar com pedestal esculpido, que escavaram nas ruínas de um templo de 3.000 anos, em Khirbet ‘Ataruz, no país da Jordânia.

Em 2010, escavadores descobriram esse altar com pedestal com duas inscrições moabitas antigas, com sete linhas de texto. Cada inscrição foi feita por um escriba diferente. A inscrição mais longa registrou uma batalha entre o rei moabita Messa e as forças do reino do norte de Israel, um encontro que a Estela de Messa, mais comumente conhecida como a Pedra Moabita, também relata.

Moabe caiu sob o domínio da Dinastia de Onri (1Rs 16:16-30) e, provavelmente, permaneceu sob influência israelita, mesmo depois que Jeú eliminou a família de Acabe. Messa se rebelou contra os israelitas, possivelmente durante o reinado de Jorão (2Rs 3:4-27; cf. 2Rs 1:1), e tornou Moabe independente. Parece que a inscrição mais longa do pedestal Khirbet ‘Ataruz sustenta as declarações de Messa em sua estela, de que capturou Ataruz e outras cidades que os israelitas dominaram anteriormente.

Após estudo aprofundado, Christopher Rollston, um epigrafista da Universidade George Washington, datou as inscrições de Khirbet ‘Ataruz do final do 9º século ou início do 8º século a.C. e concluiu que a mais longa contém a forma escrita mais antiga conhecida da palavra “Hebreus”. Ambas as inscrições ajudam a entender mais sobre o desenvolvimento da língua moabita.

As inscrições de Khirbet ‘Ataruz nos lembram de que até mesmo os inimigos de Israel reconheceram sua presença e sua história. As batalhas descritas nesses registros mostram que o povo de Deus enfrentou lutas externas constantes, mas, mais do que guerras, sua maior batalha era permanecer fiel ao Senhor em meio à idolatria e à pressão cultural. Assim como Israel foi chamado a ser diferente em meio às nações, também somos chamados a viver como testemunhas fiéis no mundo de hoje, mesmo quando enfrentamos oposição ou incompreensão.

About this Plan

As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa fé

Dizem que as pedras não falam... mas as pedras da história estão falando. A arqueologia não compete com a fé. Ela a confirma, a enriquece... e a fortalece. Neste plano de leitura, você vai descobrir como os achados arqueológicos dão vida às histórias da Bíblia. Vai percorrer culturas, civilizações e tradições que cercaram Israel e, ao mesmo tempo, conectar sua fé com evidências reais que resistiram ao passar dos séculos.

More