YouVersion Logo
Search Icon

As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa féSample

As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa fé

DAY 17 OF 30

Quando Jerusalém resistiu: os Anais de Senaqueribe

Encontraram várias cópias dos anais de Senaqueribe durante as escavações em Nínive, que relatam suas conquistas militares e descrevem sua invasão de Judá em 701 a.C. “Quanto a Ezequias, o judeu, que não se submeteu ao meu jugo, 46 de suas fortes cidades muradas, bem como as pequenas cidades da vizinhança, que eram inumeráveis – que nivelamos com aríetes (?) e sitiamos com máquinas de cerco (?), atacamos e invadimos a pé, por minas, túneis e brechas (?), sitiei e tomei (essas cidades)”. O relatório complementa o registro bíblico da mesma campanha (Is 36; 37; 2Rs 18; 19; e 2Cr 32), pois dá mais detalhes sobre o território de Judá e sua devastação em comparação com o foco bíblico em Jerusalém.

Os Anais de Senaqueribe confirmam que Judá foi devastado e que Ezequias enfrentou grande pressão. Porém, enquanto o rei assírio se gloria de suas vitórias, os textos bíblicos revelam a parte que ele omite: Jerusalém não caiu. O Senhor interveio e livrou a cidade, frustrando os planos de Senaqueribe. Assim, o contraste entre os registros assírios e a Bíblia ressalta que a última palavra pertence sempre a Deus.

About this Plan

As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa fé

Dizem que as pedras não falam... mas as pedras da história estão falando. A arqueologia não compete com a fé. Ela a confirma, a enriquece... e a fortalece. Neste plano de leitura, você vai descobrir como os achados arqueológicos dão vida às histórias da Bíblia. Vai percorrer culturas, civilizações e tradições que cercaram Israel e, ao mesmo tempo, conectar sua fé com evidências reais que resistiram ao passar dos séculos.

More