YouVersion Logo
Search Icon

As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa féSample

As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa fé

DAY 18 OF 30

A Inscrição de Siloé

Em 1880, um menino palestino notou uma inscrição gravada em uma parede perto da entrada do túnel de água de Ezequias. A inscrição data da época do rei Ezequias (727–698 a.C.) e descreve a construção do túnel. 2 Reis 20:20 e 2 Crônicas 32:30 o mencionam como um dos projetos do rei Ezequias, que cortava mais de 396 metros de rocha sólida para que trouxesse água para a cidade de Davi, a partir de uma fonte do lado de fora da muralha da cidade. A inscrição, em hebraico antigo, comemora a conclusão do túnel e descreve como as duas equipes cavaram, uma em direção à outra, até que, finalmente, atravessaram a rocha e se encontraram. Alguns estudiosos sugeriram que falta parte do texto, pois não menciona o rei pelo nome, como a maioria dos projetos reais de construção, e a parte superior parece estar vazia. Outros especulam que a área lisa foi planejada para um possível relevo.

A inscrição diz:

(...quando) (o túnel) foi atravessado. E esta foi a maneira como o perfuraram:

- Enquanto (...) ainda (havia) (...) machado(s), cada homem em direção ao seu companheiro, e quando ainda faltavam três côvados para serem perfurados, (ouviu-se) a voz de um homem que chamava seu companheiro, pois havia uma sobreposição na rocha à direita (e à esquerda). E quando o túnel foi aberto, os cavouqueiros cortaram (a rocha), cada homem em direção ao seu companheiro, machado contra machado; e a água fluiu da fonte em direção ao reservatório por 1.200 côvados, e a altura da rocha acima da(s) cabeça(s) dos cavouqueiros era de 100 côvados” (Tradução de J. B. Pritchard).

Quando identificaram a inscrição, cortaram-na da parede do túnel e as autoridades turcas a levaram para o Museu do Antigo Oriente, em Istambul, onde ficou perdida por décadas até que Siegfried H. Horn pediu para vê-la. O Museu de Istambul desconhecia sua existência em sua coleção ou seu significado. Com a ajuda do Dr. Horn, localizaram a inscrição e a colocaram em exibição no terceiro andar, onde permanece até hoje.

A inscrição de Siloé é uma evidência direta da engenharia de Ezequias e confirma o relato bíblico sobre o túnel que trouxe água para Jerusalém. Mais do que uma simples obra de abastecimento, esse túnel simbolizava a confiança em Deus em meio à ameaça assíria: preparar a cidade para resistir, mas depender do Senhor para vencer.

About this Plan

As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa fé

Dizem que as pedras não falam... mas as pedras da história estão falando. A arqueologia não compete com a fé. Ela a confirma, a enriquece... e a fortalece. Neste plano de leitura, você vai descobrir como os achados arqueológicos dão vida às histórias da Bíblia. Vai percorrer culturas, civilizações e tradições que cercaram Israel e, ao mesmo tempo, conectar sua fé com evidências reais que resistiram ao passar dos séculos.

More