YouVersion Logo
Search Icon

As Cartas de Paulo aos CoríntosSample

As Cartas de Paulo aos Coríntos

DAY 15 OF 30

Paulo, como nós, não conviveu com Jesus em forma humana, não tocou em Jesus, não vivenciou o seu ministério e até perseguia aqueles que criam no evangelho. Como sabemos, ele teve uma experiência e por meio de Jesus já ressurreto, não só se converteu, como foi discipulado e aguardou o tempo certo de iniciar o seu ministério.

E, por meio dele, os gentios passaram a ser alvo da pregação do evangelho. E aqui ele começa a falar sobre a importância da ressurreição, pois, se ela é ignorada, o que se é pregado de nada vale. A fé em Jesus leva a olhar para o alvo, ou nosso objetivo, que é ter um corpo glorificado e santificado na presença de Deus, como Ele já tem.

Saulo aprendeu a esperar um rei humano que desse a Israel o controle deste mundo caído, e Paulo se encontrou com o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores, e viu que Jesus, aquele baderneiro que ele e as autoridades temiam estar chamando a atenção de Roma para com os judeus e que lhes tirassem os poucos benefícios dados pela Pax Romana, era na verdade a razão de existir de todas as coisas.

Acreditar que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Filho dEle para morrer, trazendo a salvação para todo o que nEle crer, é reconhecer que todas as coisas foram criadas para que Jesus viesse em forma humana e reconciliasse todas as coisas ao Pai.

Quando da criação das coisas habitáveis no Éden por meio de Adão, todo homem morreu, ao escolher conhecer o bem e o mal, foi separado da glória de Deus e se tornou perecível, e suscetível às coisas da carne. E então, quando viveu sem qualquer pecado e não cedeu à carne em sua morte, Cristo pagou essa dívida, foi sepultado, como qualquer homem, mas a morte não o reteve, porque, ao contrário de Adão, Ele escolheu obedecer integralmente a Deus.

Então, foi ressuscitado ao terceiro dia. E em Jesus todo homem é vivificado e um dia ressuscitará, Cristo é as primícias. E Paulo então afirma que, em sua vinda, os que são dEle, e neste momento se refere à igreja, ressuscitarão, e aqui ele fala do Reino Milenar.

Existe um tempo profético quando o mundo será regido por Jesus, e quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, Ele entrega tudo àquele que lhe deu todas elas, ao Pai.

E então, Deus será tudo em todos, se a nossa fé se resume em algo deste mundo ou algo diferente disto, nós somos os mais infelizes dos homens e vivemos com expectativa errada em Cristo, que nos libertou da escravidão do pecado e da morte. Ele não nos dá nada além da possibilidade de vivermos a eternidade sendo parte do círculo infindável do amor de Deus.

Quando vierem então o novo céu e a nova terra, Jesus ainda estará ali em forma humana, mas com um corpo glorificado e também todos aqueles que nEle creram, em toda a existência deste mundo. Essa é a razão de existir do Evangelho. Uma eternidade sendo parte do que a Trindade é, sentindo todo o seu amor, percebendo toda a sua glória e se deliciando para todo o sempre na beleza da sua majestade.

Se tudo o que temos hoje passa, tudo o que fazemos em AMOR e buscando, como Cristo, obedecer ao Pai nos acompanhará para todo o sempre. A ressurreição deve ser tratada com afinco, ela é a nossa expectativa da glória, porque ela é uma realidade até mesmo para aqueles que viverão para toda a eternidade futura separados de Deus.

Pergunta para Reflexão: A minha fé tem produzido expectativa de uma glória eterna? O que está por vir faz parte da minha vida?

About this Plan

As Cartas de Paulo aos Coríntos

Paulo escreve duas cartas à igreja de Corinto, onde permaneceu por um ano e meio. Na primeira, trata de problemas e práticas que geravam discussões e divisão. E a segunda, uma carta pessoal onde defende seu apostolado diante dos falsos mestres e ensinos. Com ensinos práticos da importância da unidade, fé e da santidade, ele mostra que, por meio de Cristo, temos um entendimento desde a fundação do mundo oculto e de fé em fé e, nos permitindo ser fracos diante de Deus, somos moldados à imagem de Jesus. Neste mês, buscaremos nestas cartas aplicações práticas para os nossos dias.

More