As Cartas de Paulo aos CoríntosSample

Sobre os dons, Paulo lembra que não se pode ser ignorante, todo dom de Deus é manifesto através do Espírito Santo, e quando a manifestação é para proveito próprio, manter o próprio ego, orgulho e outras coisas, gera uma condenação severa a quem faz isso.
O Espírito é o mesmo e os dons são dados a cada um com um fim proveitoso para a edificação do próprio corpo em amor!
Gostaria de destacar o dom da fé, cura e de operar milagres.
Alguns têm o dom da fé, aquelas pessoas que, mesmo tudo dizendo o contrário, buscam e esperam um milagre. E são as que terão uma maior facilidade em conseguir. Muitas vezes eu me pergunto o que eu faria se Deus mandasse eu orar para uma pessoa já morta? Ia crer e fazer ou achar que é algo do meu coração? A fé que existe em mim sabe que Deus é capaz de ressuscitar uma pessoa morta, porém, persisto orando para que cresça em mim uma fé capaz de mover montanhas. Algumas pessoas nascem com essa característica, tudo se definhando e ela permanece orando para que seja reconstruído.
O dom de curar foi muito manifesto no princípio da igreja e no ministério de Jesus. Ele fez diversas curas, assim como os apóstolos e alguns que andavam com ele. Devemos sempre nos lembrar que Deus é o mesmo. Hoje em dia, as pessoas acham que isso seja uma consequência dentro do corpo. Creio que sim, todos nós podemos, pela oração, curar alguém e isso deve ser trabalhado. Mas existem pessoas que fazem isso com certa frequência. Como todos os dons, e o próprio Deus, penso que não pode ser colocado em uma caixinha.
Jesus manifestou milagres como andar sobre as águas, multiplicar pães e afirmou que sinais maiores nós veremos. Por isso, oro diariamente para que a minha fé seja capaz de realizar atos divinos contrários à natureza.
O mundo precisa voltar a ver as maravilhas de Deus. A luz da esperança prevalecendo sobre as trevas do que é finito. E para isso, qualquer um de nós tem que ver crescer em si a certeza de que toda autoridade nos foi dada nos céus e na terra.
Mas cada dom é de extrema importância, tanto que Paulo compara os dons dentro do corpo de Cristo com os membros no corpo humano, qualquer um dos membros é necessário e pertencente um ao outro, Deus dispôs cada um no corpo como lhe aprouve e como era necessário para a existência do homem, se todos os membros fossem o mesmo não existiríamos.
O dedinho do nosso pé, se faltar, faz com que percamos o equilíbrio e então, ele, que só fica escondido, deve ser tão bem cuidado como os dedos da mão, que são muito utilizados e sempre lembramos.
Deus deu honra ao que não vemos e muito não é lembrado para que não haja divisão e assim também é no corpo de Cristo, os dons foram dados de forma que os membros cooperem um com o outro e quando um sofre todos sofrem juntos.
Uns foram estabelecidos apóstolos, profetas, mestres, e depois todos os outros dons. É necessário sim, alguém para liderar, outros para dar direção e para ensinar, mas todos os outros são igualmente necessários para o bom desempenho do corpo de Cristo.
Paulo então termina aconselhando a eles, um conselho que vale muito para nossos dias, que devemos procurar com zelo os melhores dons, mas nos dá um caminho sobremodo excelente.
Pergunta para Reflexão: Eu creio que posso ser instrumento de Deus para a cura de um enfermo?
Scripture
About this Plan

Paulo escreve duas cartas à igreja de Corinto, onde permaneceu por um ano e meio. Na primeira, trata de problemas e práticas que geravam discussões e divisão. E a segunda, uma carta pessoal onde defende seu apostolado diante dos falsos mestres e ensinos. Com ensinos práticos da importância da unidade, fé e da santidade, ele mostra que, por meio de Cristo, temos um entendimento desde a fundação do mundo oculto e de fé em fé e, nos permitindo ser fracos diante de Deus, somos moldados à imagem de Jesus. Neste mês, buscaremos nestas cartas aplicações práticas para os nossos dias.
More









