Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 diasSample

Não mintam uns aos outros
“Onde vocês estão?”
Essas foram as primeiras palavras de Deus para Adão e Eva depois de eles terem comido o fruto proibido. Deus precisava saber a resposta? Claro que não. Mas Ele sabia que eles precisavam ser honestos. Precisavam reconhecer que estavam num lugar onde não deveriam estar. Ao falar a verdade, precisavam agir pela fé de que Deus estava no comando.
Parece que estou vendo coisas demais no relato de Gênesis 3? Se sim, dê uma olhada na passagem de onde vem o versículo de hoje. Paulo escreve:
Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. ~ Colossenses 3.1-4
Ele está expondo as seguintes verdades: Nossa salvação é um motivo para corrermos atrás do eterno e voltarmos o nosso olhar para ele — o próprio Cristo e o Seu reino. Nosso antigo eu, que ama os tesouros do hoje, morreu. Agora temos uma nova vida em Jesus e estamos destinadas à glória.
Então o apóstolo continua:
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês (...) Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com as suas práticas e se vestiram do novo. (vv. 5, 9-10)
Quando nos escondemos como fizeram nossos primeiros pais — quando deixamos de falar a verdade sobre nossa própria vida — estamos vivendo como nosso velho eu morto e não como novas criaturas ressurretas. Como Adão e Eva, estamos pegando o fruto que está bem à nossa frente, em vez de confiar que Deus é nosso provedor e sabe o que é melhor para nós.
É verdade que dizer a verdade sobre uma situação ou algum aspecto da sua vida pode custar muito caro. Pode te custar um emprego, um relacionamento ou seu status social. Mas essas coisas não são mais nossa principal fonte de identidade.
(...) vocês ressuscitaram com Cristo (...) Pois vocês morreram (...) Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos. (vv. 1, 3, 11)
Sua posição social ou vocacional já não são mais coisas às quais você deve se apegar custe o que custar. Cristo, sim. E Cristo vale tudo. Por Cristo, vale a pena falar a verdade.
Toda vez que decidimos ser honestos com as pessoas ao nosso redor, estamos demonstrando que confiamos em Alguém que está além do que podemos ver. Estamos vivendo pela fé de que nosso bom Cristo e Deus soberano vai fazer o melhor para nós ao vivermos com integridade — mesmo que tudo o mais a que estamos nos apegando nesta vida terrena seja eliminado.
Pare de se esconder. Pare de mentir. Acredite que Ele cuidará de você quando, em obediência, você disser a verdade. Hoje, o Senhor te convida gentilmente a se aproximar dele, fazendo a seguinte pergunta: “Onde você está?” Diga a Ele. E depois conte também para outra pessoa.
REFLITA
Onde você está? Existe alguma coisa que você esteja escondendo por medo? De alguma forma, você tem andando em falsidade em vez de integridade?
ORE
Conte ao Senhor exatamente onde você está. Você está com raiva? Fale para Ele. Está em pecado? Confesse a Ele. Está desejando algo que ainda não disse em voz alta? Compartilhe isso com Ele.
CONFIE
Deus nos estende misericórdia quando somos honestos sobre onde estamos. Ele perdoa quando confessamos nossos pecados. Ele dá graça quando compartilhamos a verdade com outras pessoas.
Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. ~ Provérbios 28.13
PRATIQUE
Nesta semana, deixe que alguém veja onde você realmente está. Encontre alguém sábia, que possa te acompanhar pessoalmente, e a convide para ver a realidade da sua vida. Fale a verdade para ela, deixe que ela faça perguntas difíceis e receba o presente da sinceridade dela.
Scripture
About this Plan

Há muitos outros “uns aos outros” nas Escrituras. “Não se queixem uns dos outros” (Tiago 5.9). “Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados” (Tiago 5.16). Nenhuma de nós pode se tornar espiritualmente madura ou ter uma vida frutífera se não estiver constantemente praticando esses “uns aos outros” encontrados na Palavra de Deus. Enquanto você lê este devocional de 30 dias, peça ao Senhor que te mostre como edificar os crentes ao seu redor com esses importantes e vivificantes “uns aos outros”! Buscando a Deus juntas, Nancy DeMoss Wolgemuth
More
Related Plans

And He Shall Be Called: Advent Devotionals, Week 4

Waiting for (Christ)mas

Kingdom Marriages: A 5-Day Plan to Build a Christ-Centered Relationship

The God of Times and Seasons

The Holy Spirit

A Thrill of Hope

Essentials for the New Year

Prayer: From Natural to Supernatural

In Every Season: Trusting God in Life’s Transitions
