YouVersion Logo
Search Icon

As Cartas de Paulo aos CoríntosSample

As Cartas de Paulo aos Coríntos

DAY 7 OF 30

Paulo então começa a responder questionamento dos coríntios, em um primeiro tempo, sobre o casamento. E afirma que cada mulher tenha o seu próprio marido e cada marido tenha a sua própria esposa, devendo lembrar cada um que o próprio corpo pertence ao cônjuge e inclusive eles não devem se privar um do outro por muito.

E o próprio Deus ordena que o casamento seja para sempre, lembrando que não é uma ordem que o cônjuge fique em casa apanhando do outro até a morte, ou se sujeite à exposição de diversos adultérios, inclusive.

O casamento é, sim, uma sombra da aliança de Deus conosco através de Jesus, onde o homem se torna o cabeça e a mulher sua auxiliadora idônea. E isso é algo que precisa ser lembrado rotineiramente, pois, se Paulo escrevesse para os tempos de hoje, deveria ensinar que o casamento não é um passatempo e sim, uma escolha, um compromisso diante de Deus, onde Ele deve ser o centro.

Caso o cristão se case com alguém não convertido, ou ocorra a conversão de um deles ao longo do casamento, não deve se separar, lado outro, pois o incrédulo será santificado. Porém, caso o incrédulo queira se separar, não gera qualquer obrigação.

Deixando ainda mais claro, Paulo afirma que cada um de nós deve permanecer na presença do Senhor como foi chamado. Muitas vezes, espiritualiza-se tanto o ser cristão que deixa de ser um estilo de vida e passa a ser algo mecânico e religioso.

O professor deverá continuar sendo professor, o médico em sua profissão; aquele que é escravo, escravo, o evangelho nos liberta da escravidão do pecado e não devemos então nos tornar escravos de homens.

E no começo, como bem, no final deste capítulo, Paulo afirma que quem está solteiro deve permanecer solteiro, destacando que aquela pessoa que não se sente capacitada de viver como ele, em celibato, que tenha cada um o seu cônjuge para se satisfazer e que a mulher casada deve cuidar das coisas do mundo e satisfazer ao marido, sexualmente. Já a solteira, por não ter obrigações carnais para com ninguém, deve cuidar das coisas do Senhor e se manter pura, não ter relações sexuais.

E, para ele, o próprio casal deve se portar como se solteiro fosse, isso não é uma legalidade para que cada um tenha uma vida, ou viver pelos seus próprios interesses, e sim um alerta, ainda que casado, diante de Deus, busque a sua intimidade e cuide da sua entrega e busque crescer em santificação. Buscar a Deus é uma responsabilidade individual mesmo dentro de um casal.

Oração: Senhor Deus, te entregamos nossas vidas e te pedimos que abençoe as famílias do nosso país de forma que sejamos uma resposta ativa em todas as situações que temos visto. Em nome de Jesus, Amém.

About this Plan

As Cartas de Paulo aos Coríntos

Paulo escreve duas cartas à igreja de Corinto, onde permaneceu por um ano e meio. Na primeira, trata de problemas e práticas que geravam discussões e divisão. E a segunda, uma carta pessoal onde defende seu apostolado diante dos falsos mestres e ensinos. Com ensinos práticos da importância da unidade, fé e da santidade, ele mostra que, por meio de Cristo, temos um entendimento desde a fundação do mundo oculto e de fé em fé e, nos permitindo ser fracos diante de Deus, somos moldados à imagem de Jesus. Neste mês, buscaremos nestas cartas aplicações práticas para os nossos dias.

More