YouVersion Logo
Search Icon

Adoração: Arma De Guerra, Estilo De Vida, Vocação NaturalSample

Adoração: Arma De Guerra, Estilo De Vida, Vocação Natural

DAY 4 OF 30

Identidade natural e a Lei

O ser humano foi criado com uma individualidade que representa a sua singularidade, manifestada na personalidade, no temperamento, nos dons e nos talentos, que estão em conformidade com o seu propósito. Sim, a forma como você foi criado naturalmente está de encontro com o seu propósito em Deus, incluindo as qualidades e os defeitos!

A identidade é construída de forma individual e coletiva; as relações e vivências marcam o nosso ser. A adoração, como estilo de vida, nos concede fluir no design criado por Deus, sem egocentrismo e sem feridas.

A Confissão de Westminster afirma, em seu primeiro parágrafo, que o fim do homem é adorar a Deus e gozá-Lo para sempre.

Os fragmentos do pecado em nós impedem-nos de desfrutar do Senhor profundamente. Na ordem natural, o pecado se manifesta deturpando o objetivo da criação — desde a personalidade até os relacionamentos. Os capítulos 1 a 3 de Romanos registram a destruição do homem por causa do pecado e a urgência da obra da cruz.

Uma marca do pecado é a rebeldia: não se voltar para Deus e reconhecê-Lo. Uma geração foi ensinada, naturalmente, que a lei existe para limitar, controlar e mostrar o que é mal. Em parte, a lei é um meio de revelar a natureza que não procede de Deus. A construção da nossa identidade natural envolve ser instruído e orientado várias vezes. A falha daqueles que deviam nos instruir em amor desenvolveu feridas na personalidade e na convivência. A nossa falta de identidade posicionada em Cristo fere outros e gera tristezas em nós mesmos.

Quando lemos as Escrituras, podemos observar estes pontos referentes ao Deus Pai na Sua obra natural:

  1. Deus criou a Terra pensando no homem, no seu bem-estar e deleite, dando ao homem a responsabilidade de cuidá-la.
  2. As leis levíticas são expressão de cuidado, limites de proteção e convivência saudável.
  3. As correções a Israel são de um Pai corrigindo um filho, moldando nele o Seu caráter.
  4. O evangelho é uma boa notícia ao mundo pecador.
  5. A cruz é um plano perfeito.

No mundo em que a identidade se tornou um ato de asseveração controverso a Deus, o ser humano passou a se tornar contrapartida aos sistemas e às pessoas, atingindo o caráter e a natureza de Deus. A instrução se torna ofensiva para a nova geração.

Hoje, ao ler as Escrituras, permita que elas o leiam também e não fique ofendido; as palavras alinharão não somente a alma e o espírito, mas também o natural. Este é o salmo de um homem que reconheceu o seu estado e buscou voltar à conformidade total no Senhor.