YouVersion Logo
Search Icon

Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 DiasSample

Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 Dias

DAY 8 OF 30

A unicidade e a universalidade de Cristo.

Leitura de hoje: Seção 3 do Pacto de Lausanne - A unicidade e a universalidade de Cristo. Leia aqui.

Jesus Cristo, sendo ele próprio o único Deus-homem, que se ofereceu a si mesmo como único resgate pelos pecadores, é o único mediador entre Deus e os homens. Não existe nenhum outro nome pelo qual importa que sejamos salvos. Todos os homens estão perecendo por causa do pecado, mas Deus ama todos os homens, desejando que nenhum pereça, mas que todos se arrependam. Entretanto, os que rejeitam Cristo repudiam o gozo da salvação e condenam-se à separação eterna de Deus.

A unicidade de Cristo: ele é o único Salvador

A declaração “há um só Salvador” está fundamentada em 1 Timóteo 2.5-6: “Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos”. Aqui Jesus é chamado de “mediador”, “homem” e “resgate”. A palavra “homem” aponta para o seu nascimento de uma mãe humana, enquanto “resgate” se refere à sua morte na cruz, suportando o castigo que nós merecíamos. Teologicamente, esses termos falam de sua encarnação e de sua expiação – ambas absolutamente únicas, sem paralelo em outras religiões. Justamente por ser o único Deus-Homem e o único resgate pelos pecadores, só Jesus pode ser o mediador entre Deus e a humanidade. Pedro confirma a mesma verdade: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12).

Precisamos urgentemente ser libertos da culpa do pecado e do juízo de Deus. “Perecer” é uma palavra terrível, mas foi usada por Jesus (Mt 18.14 [ARA]; Lc 13.3, 5; Jo 3.15-16), assim como pelos apóstolos (por exemplo, 1Co 1.18). Esta é a realidade que todos enfrentarão, a menos que sejam salvos por Cristo. No entanto, Deus ama a todos e é paciente, “não querendo que ninguém pereça” (2Pe 3.9; veja também Ez 18.32). Ainda assim, alguns se recusarão a se arrepender e a crer, rejeitando a Cristo e trazendo sobre si mesmos a condenação, a saber, a separação eterna de Deus (2Ts 1.7-9) – uma realidade da qual devemos falar apenas com profunda tristeza.

As Escrituras ensinam que a salvação envolve tanto a soberania de Deus quanto a responsabilidade humana. Por mais paradoxal que pareça, os que são salvos devem dar todo o crédito a Deus, enquanto os que se perdem devem assumir integralmente a responsabilidade por sua condenação.

Reflexão

Como o papel singular de Cristo como mediador e Salvador impacta a sua atitude de adoração e o seu testemunho pessoal?

Oração

Senhor Jesus, eu te adoro como o único Salvador. Dá-me coragem para proclamar o teu nome a todos os povos.

About this Plan

Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 Dias

Elaborado no Congresso Internacional de Evangelização Mundial de 1974, o Pacto de Lausanne é uma confissão de fé unificadora e um chamado inspirador à missão global. Enraizado nas Escrituras e moldado por líderes de todos os continentes, o documento tem inspirado gerações à ação colaborativa em prol do evangelho. Neste plano de 30 dias, você irá explorar o Pacto e se envolverá na missão de Deus – o chamado de toda a igreja para levar todo o evangelho ao mundo todo.

More