Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 DiasSample

A natureza da evangelização.
Leitura de hoje: Seção 4 do Pacto de Lausanne - A natureza da evangelização. Leia aqui.
Evangelizar é difundir as boas novas de que Jesus Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou segundo as Escrituras, e de que, como Senhor e Rei, ele agora oferece o perdão dos pecados e o dom libertador do Espírito a todos os que se arrependem e creem.
A definição de evangelização
A palavra “evangelizar” vem de um termo grego que significa “trazer ou espalhar boas novas”. É impossível falar de evangelização sem definir o conteúdo dessas boas novas. Em sua essência, as boas novas são o próprio Jesus. Se transliterássemos Atos 8.35, diríamos que Filipe “anunciou Jesus” [ao eunuco], isto é, contou-lhe as boas novas de Jesus.
Mas quais são as boas novas de Jesus? O Pacto de Lausanne as resume como Pedro fez em Atos (especialmente 2.22-39) e como Paulo fez em 1 Coríntios 15.
- Primeiro, o evangelho começa com a morte e ressurreição de Jesus. Os apóstolos concentraram-se na boa notícia de que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou dos mortos. Sua morte e ressurreição foram eventos reais e históricos, mas também eventos cheios de significado. Por meio de sua morte, Cristo levou a condenação do nosso pecado e garantiu a nossa justificação; sua ressurreição provou que esse sacrifício havia sido aceito (Rm 4.25; 1Co 15.17-19).
- Segundo, as testemunhas desses eventos foram os profetas do Antigo Testamento e os apóstolos do Novo Testamento. Os apóstolos citavam o Antigo Testamento, enfatizando: “Somos testemunhas dessas coisas”. Eles pregavam a morte e a ressurreição de Jesus “segundo as Escrituras” (1Co 15.3-4). Devemos ser fiéis ao Jesus autêntico, histórico e bíblico, apresentado nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento.
- Terceiro, as boas notícias incluem o que Jesus oferece hoje. Exaltado à destra de Deus, Jesus é o único que tem a autoridade de oferecer o perdão dos pecados (removendo a culpa e nos introduzindo na família de Deus) e o dom do Espírito Santo, que nos liberta do egocentrismo para vivermos para Deus e para os outros.
- Quarto, esses dons são recebidos por meio de arrependimento e fé, quando nos afastamos do pecado, das mentiras e dos ídolos, e confiamos em Jesus como o único e suficiente Salvador.
Esse é o ponto central e imutável da mensagem dos apóstolos: os eventos, as testemunhas, a oferta de salvação e a resposta pessoal de fé. Jamais devemos nos afastar disso.
Reflexão
Qual parte do núcleo do evangelho – eventos, testemunhos, oferta ou resposta – mais desafia ou encoraja você hoje?
Oração
Senhor Jesus, que eu seja fiel à verdade do teu evangelho; dá-me ousadia para compartilhá-lo com clareza e amor.
Scripture
About this Plan

Elaborado no Congresso Internacional de Evangelização Mundial de 1974, o Pacto de Lausanne é uma confissão de fé unificadora e um chamado inspirador à missão global. Enraizado nas Escrituras e moldado por líderes de todos os continentes, o documento tem inspirado gerações à ação colaborativa em prol do evangelho. Neste plano de 30 dias, você irá explorar o Pacto e se envolverá na missão de Deus – o chamado de toda a igreja para levar todo o evangelho ao mundo todo.
More









