Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 DiasSample

A natureza da evangelização.
Leitura de hoje: (continuação) Seção 4 do Pacto de Lausanne - A natureza da evangelização. Leia aqui.
A nossa presença cristã no mundo é indispensável à evangelização, e o mesmo se dá com aquele tipo de diálogo cujo propósito é ouvir com sensibilidade, a fim de compreender. Mas a evangelização propriamente dita é a proclamação do Cristo bíblico e histórico como Salvador e Senhor, com o intuito de persuadir as pessoas a vir a ele pessoalmente e, assim, se reconciliarem com Deus.
O prelúdio da evangelização
A evangelização nunca acontece de forma isolada – sempre ocorre em um contexto real. Há circunstâncias que a antecedem e há resultados que decorrem dela. O Pacto de Lausanne fala de presença, proclamação, persuasão e diálogo.
- Em sua essência, a evangelização é a proclamação do Jesus histórico e bíblico como Salvador e Senhor. O único Jesus que podemos proclamar é o Jesus da história e das Escrituras: “nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 3.18). Não podemos pregar fielmente a salvação de Jesus sem pregar também o seu senhorio, nem o seu senhorio sem a sua salvação (1Co 1.23; 2Co 4.5).
- Mas como podemos compartilhar Cristo com as pessoas sem ter contato com elas? A resposta é simples: não podemos. A primeira palavra na Grande Comissão de Jesus não foi “preguem”, mas “vão”. Evangelistas eficazes são aqueles que dão o primeiro passo para ir, para estar presentes no mundo, aproximando-se dos outros.
- No entanto, estar presente não basta. A presença não substitui a proclamação. Precisamos falar a verdade sobre Cristo. O diálogo também é necessário. O verdadeiro diálogo indica que encaramos com seriedade tanto o falar como o ouvir, interagindo com as pessoas em uma postura respeitosa ao mesmo tempo que apresentamos fielmente o evangelho.
- Nesse aspecto, o apóstolo Paulo é um exemplo poderoso. Ele entrava no mundo das pessoas, ouvia com atenção e proclamava Jesus Cristo com clareza, “argumentando convincentemente acerca do Reino de Deus” (At 19.8). Sua abordagem nos lembra que a evangelização envolve tanto relacionamento genuíno quanto testemunho ousado, fundamentado na verdade sobre a pessoa e a obra de Jesus.
Reflexão
Como você pode estar intencionalmente envolvido com outras pessoas esta semana para proclamar Cristo de forma clara?
Oração
Senhor, ajuda-me a ir aonde me envias, a ouvir com compaixão e a falar a tua verdade com coragem e amor.
About this Plan

Elaborado no Congresso Internacional de Evangelização Mundial de 1974, o Pacto de Lausanne é uma confissão de fé unificadora e um chamado inspirador à missão global. Enraizado nas Escrituras e moldado por líderes de todos os continentes, o documento tem inspirado gerações à ação colaborativa em prol do evangelho. Neste plano de 30 dias, você irá explorar o Pacto e se envolverá na missão de Deus – o chamado de toda a igreja para levar todo o evangelho ao mundo todo.
More









