Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 DiasSample

A responsabilidade social cristã.
Leitura de hoje: Seção 5 do Pacto de Lausanne - A responsabilidade social cristã. Leia aqui.
Afirmamos que Deus é o Criador e o Juiz de todos os homens. Portanto, devemos partilhar o seu interesse pela justiça e pela conciliação em toda a sociedade humana, e pela libertação dos homens de todo tipo de opressão.
Os evangélicos costumam ter um bom histórico de ação social. Nos últimos anos, contudo, algumas vezes separamos a evangelização da ação social, concentrando-nos quase inteiramente na evangelização. Isso tem causado um desequilíbrio – e distorcido o próprio evangelho.
O Pacto de Lausanne aborda essa questão com duas declarações centrais:
- Confissão – Confessamos e nos arrependemos por negligenciar nossa responsabilidade cristã e por polarizar a evangelização e a ação social.
- Afirmação – Afirmamos que a evangelização e o envolvimento sociopolítico são parte do nosso dever cristão.
A partir daqui, podemos considerar quatro doutrinas principais que formam a base de nossa responsabilidade social: as doutrinas sobre Deus, a humanidade, a salvação e o reino.
A doutrina sobre Deus
Esta seção do Pacto começa com uma afirmação sobre Deus, lembrando-nos de que nossa teologia deve guiar nossas ações. Criação e juízo – o começo e o fim dos tempos – se unem (At 17.26, 31) para mostrar que o propósito de Deus não se limita à igreja, mas se estende ao mundo. Ele criou todos, e todos lhe prestarão contas no dia do juízo.
Essa perspectiva é crucial para a evangelização. O povo de Deus deve se engajar nos propósitos mais amplos de Deus – especialmente em questões que envolvem justiça, reconciliação e libertação da opressão (Am 1–2). Esses valores foram estabelecidos por Deus muito antes de que as sociedades humanas os exigissem. Deus ama o bem e odeia o mal (Sl 11.4-7; 33.5).
Referindo-se ao seu Rei – aplicado a Jesus – o salmista escreveu: “Amas a justiça e odeias a iniquidade” (Sl 45.7; Hb 1.9). O mesmo sentimento deve ser verdadeiro em nós. Deus diz: “Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva” (Is 1.16-17).
Reflexão
Sua visão da missão inclui o chamado de Deus para buscar justiça, reconciliação e cuidado para com os oprimidos?
Oração
Senhor, alinha meu coração com a tua justiça e a tua misericórdia. Ensina-me a amar a retidão e a agir com compaixão.
About this Plan

Elaborado no Congresso Internacional de Evangelização Mundial de 1974, o Pacto de Lausanne é uma confissão de fé unificadora e um chamado inspirador à missão global. Enraizado nas Escrituras e moldado por líderes de todos os continentes, o documento tem inspirado gerações à ação colaborativa em prol do evangelho. Neste plano de 30 dias, você irá explorar o Pacto e se envolverá na missão de Deus – o chamado de toda a igreja para levar todo o evangelho ao mundo todo.
More









