YouVersion Logo
Search Icon

Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 DiasSample

Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 Dias

DAY 24 OF 30

Evangelização e cultura

Leitura de hoje: Seção 10 do Pacto de Lausanne - Evangelização e cultura. Leia aqui a Seção 10.

O desenvolvimento de estratégias para a evangelização mundial requer metodologia nova e criativa. Com a bênção de Deus, o resultado será o surgimento de igrejas profundamente enraizadas em Cristo e estreitamente relacionadas com a cultura local. A cultura deve sempre ser julgada e provada pelas Escrituras. Porque o homem é criatura de Deus, parte de sua cultura é rica em beleza e em bondade; porque ele experimentou a queda, toda a sua cultura está manchada pelo pecado, e parte dela é demoníaca. O evangelho não pressupõe a superioridade de uma cultura sobre a outra, mas avalia todas elas segundo o seu próprio critério de verdade e justiça, e insiste na aceitação de valores morais absolutos, em todas as culturas. As missões muitas vezes têm exportado, juntamente com o evangelho, uma cultura estranha, e as igrejas, por vezes, têm ficado submissas aos ditames de uma determinada cultura, em vez de às Escrituras. Os evangelistas de Cristo têm de, humildemente, procurar esvaziar-se de tudo, exceto de sua autenticidade pessoal, a fim de se tornarem servos dos outros, e as igrejas têm de procurar transformar e enriquecer a cultura; tudo para a glória de Deus.

A cultura

A cultura é como uma peça de tapeçaria – tecida a partir dos costumes, convicções e tradições de um povo – que molda sua identidade e sua vida em comunidade. Como cada um de nós é profundamente marcado por sua própria cultura, é difícil distanciar-se dela para avaliá-la a partir de uma perspectiva cristã. No entanto, se Jesus é Senhor de tudo, isso inclui também a nossa herança cultural.

As igrejas devem estar orientadas tanto para Cristo quanto para a cultura, avaliando toda cultura (produto da sociedade humana) à luz das Escrituras (produto da revelação divina). Jesus ensinou que a Palavra de Deus tem mais peso do que as tradições humanas (Mc 7.8-9, 13). Portanto, toda cultura precisa ser provada e discernida.

A cultura reflete a dignidade humana como portadores da imagem de Deus, mas também a condição de queda da humanidade; por isso, contém tanto beleza quanto distorção. Alguns aspectos – como arte, música e criatividade – honram o desígnio de Deus, enquanto outros são corrompidos pelo pecado ou até mesmo inspirados pelas trevas.

O evangelho afirma o que é bom, rejeita a idolatria, resiste à opressão e insiste nos absolutos morais de Deus. Os costumes humanos são relativos; a lei moral de Deus é absoluta (Ap 21.26-27).

Ao longo da história, as missões transculturais por vezes confundiram o evangelho com padrões culturais estrangeiros, impondo-os como se fossem parte integrante da fé cristã. Paulo, porém, mostrou outro caminho, adaptando-se à cultura à qual servia (1Co 9.19-23). As igrejas devem evitar tanto a submissão excessiva quanto a rejeição absoluta da cultura local, buscando, antes, criar expressões de culto, arte e testemunho em sua própria linguagem – ao mesmo tempo que influenciam a cultura para a glória de Deus. Seguindo a humildade de Cristo (Fp 2.5-7), abrimos mão de privilégios para servir aos outros (2Co 4.5).

Reflexão

Você está disposto a deixar de lado suas preferências culturais para que o evangelho possa ser ouvido de forma clara?

Oração

Senhor, ajuda-me a servir humildemente em todas as culturas, honrando o que é bom e mantendo-me firme na tua verdade.

About this Plan

Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 Dias

Elaborado no Congresso Internacional de Evangelização Mundial de 1974, o Pacto de Lausanne é uma confissão de fé unificadora e um chamado inspirador à missão global. Enraizado nas Escrituras e moldado por líderes de todos os continentes, o documento tem inspirado gerações à ação colaborativa em prol do evangelho. Neste plano de 30 dias, você irá explorar o Pacto e se envolverá na missão de Deus – o chamado de toda a igreja para levar todo o evangelho ao mundo todo.

More