Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 DiasSample

O poder do Espírito Santo
Leitura de hoje: Seção 14 do Pacto de Lausanne - O poder do Espírito Santo. Leia aqui a Seção 14.
Cremos no poder do Espírito Santo. O pai enviou o seu Espírito para dar testemunho do seu Filho. Sem o testemunho dele o nosso seria em vão. Convicção de pecado, fé em Cristo, novo nascimento cristão, é tudo obra dele. De mais a mais, o Espírito Santo é um Espírito missionário, de maneira que a evangelização deve surgir espontaneamente numa igreja cheia do Espírito. A igreja que não é missionária contradiz a si mesma e debela o Espírito. A evangelização mundial só se tornará realidade quando o Espírito renovar a igreja na verdade, na sabedoria, na fé, na santidade, no amor e no poder. Portanto, instamos com todos os cristãos para que orem pedindo pela visita do soberano Espírito de Deus, a fim de que o seu fruto todo apareça em todo o seu povo, e que todos os seus dons enriqueçam o corpo de Cristo. Só então a igreja inteira se tornará um instrumento adequado em Suas mãos, para que toda a terra ouça a Sua voz.
O poder do Espírito Santo
Tendo reconhecido o poder destrutivo do diabo, é reconfortante voltar os olhos para o poder gracioso do Espírito Santo. As Escrituras associam regularmente o Espírito ao poder – “Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito” (Zc 4.6). Jesus prometeu que o Espírito Santo concederia poder e autoridade ao testemunho de seus discípulos (At 1.8); Paulo confiou no poder do Espírito, não na força humana (1Co 2.3-5). Devemos fazer o mesmo.
O testemunho da igreja
Jesus declara que o Espírito dá testemunho sobre ele e acrescenta: “E vocês também testemunharão” (Jo 15.26-27). O Espírito é aquele que, acima de tudo, testifica sobre Cristo. Sem ele, nossos esforços são inúteis.
O poder do Espírito Santo é central na evangelização. Cada etapa da salvação é obra dele:
- convicção do pecado (Jo 16.8-11)
- fé em Cristo (1Co 12.3)
- novo nascimento (Jo 3.6-8)
- crescimento espiritual ou santificação (2Co 3.18)
Uma igreja cheia do Espírito é, portanto, naturalmente missionária, como a igreja primitiva em Atos, fluindo para o mundo como “rios de água viva” (Jo 7.37-39).
A renovação da igreja
Precisamos do despertamento do Espírito Santo na igreja, a fim de que o evangelho alcance o mundo. Por isso, oramos por despertamento e avivamento do Espírito. Podemos ter a certeza de que, quando ele visitar a igreja em poder, produzirá o seu fruto (Gl 5.22-23) e concederá os seus dons conforme a sua vontade, “visando ao bem comum” (Rm 12.3-8; 1Co 12.4-14).
Somente quando o Espírito Santo se mover livremente em poder, toda a igreja se tornará um instrumento disponível em suas mãos – para que toda a terra ouça a sua voz (Sl 67.1-3).
Reflexão
Você ora pela renovação no Espírito com a mesma urgência com que fala sobre evangelismo?
Oração
Espírito, sopra nova vida em teu povo para a glória de Deus e o avanço do evangelho.
About this Plan

Elaborado no Congresso Internacional de Evangelização Mundial de 1974, o Pacto de Lausanne é uma confissão de fé unificadora e um chamado inspirador à missão global. Enraizado nas Escrituras e moldado por líderes de todos os continentes, o documento tem inspirado gerações à ação colaborativa em prol do evangelho. Neste plano de 30 dias, você irá explorar o Pacto e se envolverá na missão de Deus – o chamado de toda a igreja para levar todo o evangelho ao mundo todo.
More









