Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 DiasSample

Conflito espiritual
Leitura de hoje: (continuação) Seção 12 do Pacto de Lausanne - Conflito espiritual. Leia aqui a Seção 12.
Reconhecemos que nós mesmos não somos imunes à aceitação do mundanismo em nossos atos e ações, ou seja, ao perigo de capitularmos ao secularismo. Por exemplo, embora tendo à nossa disposição pesquisas bem preparadas, valiosas, sobre o crescimento da igreja, tanto no sentido numérico como espiritual, às vezes não as temos utilizado. Por outro lado, por vezes tem acontecido que, na ânsia de conseguir resultados para o evangelho, temos comprometido a nossa mensagem, temos manipulado os nossos ouvintes com técnicas de pressão, e temos estado excessivamente preocupados com as estatísticas, e até mesmo utilizando-as de forma desonesta. Tudo isto é mundano. A igreja deve estar no mundo; o mundo não deve estar na igreja.
Continuamos a refletir sobre as táticas do inimigo para enfraquecer a missão da igreja de levar o verdadeiro evangelho ao mundo todo. Sua segunda tática é o secularismo.
1. O secularismo
O diabo utiliza armas tanto morais quanto intelectuais. Se não consegue enganar a igreja por meio do erro (ensinamentos falsos), buscará corrompê-la por meio do pecado e do secularismo. Precisamos da graça de Deus para permanecer fiéis ao evangelho bíblico, pois nenhum de nós está imune à influência de Satanás.
Nas Escrituras, “o mundo” refere-se à sociedade secular, sem Cristo, e “secularismo” é qualquer rendição aos seus valores e ideologias. Ele pode se manifestar de muitas formas, às vezes sutis e aparentemente respeitáveis. Por exemplo, a indiferença em relação ao crescimento da igreja evidencia uma mentalidade mundana. Mas o extremo oposto também é secularismo – tornar-se obcecado por números como indicador de sucesso.
Na ânsia de alcançar resultados, podemos ser tentados a adotar métodos que comprometam nossa integridade – métodos que Paulo chamaria de “procedimentos secretos e vergonhosos” (2Co 4.2) – para tornar o evangelho mais atraente. Alguns chegaram até a exagerar ou falsificar relatórios para obter recursos financeiros. Sempre que tais práticas ocorrem, é sinal de que o diabo incutiu uma perspectiva mundana na Igreja.
Jesus não orou para que seus seguidores fossem tirados do mundo, mas para que fossem protegidos do maligno (Jo 17.15). A igreja deve estar presente e ativa no mundo – mas os valores do mundo jamais podem moldar sua mensagem ou seus métodos.
Reflexão
Você está ciente de que os valores do mundo influenciam sua vida?
Oração
Senhor, guarda a tua igreja e o meu coração dos desejos do mundo para que possamos cumprir nossa missão em pureza, para a tua glória.
About this Plan

Elaborado no Congresso Internacional de Evangelização Mundial de 1974, o Pacto de Lausanne é uma confissão de fé unificadora e um chamado inspirador à missão global. Enraizado nas Escrituras e moldado por líderes de todos os continentes, o documento tem inspirado gerações à ação colaborativa em prol do evangelho. Neste plano de 30 dias, você irá explorar o Pacto e se envolverá na missão de Deus – o chamado de toda a igreja para levar todo o evangelho ao mundo todo.
More









