As pedras falarão: Descobertas arqueológicas para solidificar nossa féSample

Os Rolos do Mar Morto
Até recentemente, os manuscritos mais antigos e completos da Bíblia hebraica datavam do final do 9º século d.C. Isso era problemático e minava o interesse na língua hebraica, já que havia manuscritos bíblicos mais antigos do Antigo Testamento em grego (ver Septuaginta). Isso mudou algumas décadas atrás com a descoberta dos Rolos do Mar Morto, em Qumran, considerada a descoberta mais importante para os estudos bíblicos feita no século passado. Os estudiosos e tradutores da Bíblia agora podem ter acesso aos textos hebraicos datados em mais de um milênio.
Em 1947, beduínos locais descobriram uma caverna, o que fez com que arqueólogos escavassem no local várias outras cavernas entre rochedos de marga e calcário. Onze cavernas e um trecho de 2,5 km do Mar Morto renderam 875 manuscritos em hebraico, aramaico e grego, principalmente em pergaminho, um pouco em papiro e um inscrito em uma folha de cobre. Além de textos bíblicos, os arqueólogos e beduínos locais encontraram documentos hebraicos compostos por um grupo sectário, que acreditam ter vivido no sítio de Khirbet Qumran. Os rolos parecem ter sido escondidos às pressas por volta do tempo da destruição do Segundo Templo, em 70 d.C.
A maior parte dos rolos bíblicos está fragmentada ou danificada, mas há uma quantidade significativa de livros preservados. Os aproximadamente 225 rolos bíblicos das cavernas contêm, pelo menos, uma parte de cada livro da Bíblia hebraica, exceto Ester.
A descoberta dos Rolos do Mar Morto teve impacto nos estudos bíblicos, e as traduções modernas têm, cada vez mais, incorporado ideias tiradas deles. Dentre outras coisas, os Rolos do Mar Morto mostraram que os escribas antigos preservaram a integridade do texto bíblico através dos séculos. Alguns estudiosos supunham que erros ou mudanças incontáveis na escrita teriam entrado na Escritura ao longo dos anos por meio dos copistas. Mas os rolos bíblicos que encontraram perto de Qumran são quase idênticos a textos copiados séculos mais tarde. O rolo de Isaías tem uma correspondência de 95% com o Texto Massorético, a base para as traduções mais modernas da Bíblia.
Os Rolos do Mar Morto são considerados a descoberta arqueológica mais importante para os estudos bíblicos no último século. Eles confirmam que a Bíblia foi transmitida com cuidado e que sua mensagem continua digna de confiança. Assim, nossa fé se fortalece ao perceber que Deus não apenas inspirou Sua Palavra, mas também a preservou para que chegasse até nós hoje.
About this Plan

Dizem que as pedras não falam... mas as pedras da história estão falando. A arqueologia não compete com a fé. Ela a confirma, a enriquece... e a fortalece. Neste plano de leitura, você vai descobrir como os achados arqueológicos dão vida às histórias da Bíblia. Vai percorrer culturas, civilizações e tradições que cercaram Israel e, ao mesmo tempo, conectar sua fé com evidências reais que resistiram ao passar dos séculos.
More









