Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 diasSample

Animem uns aos outros
Minha palavra grega favorita é parakaleo.
Sim, sou a nerd das palavras. Mas não vá embora não, me escuta um pouquinho.
Parakaleo é traduzida de tantas maneiras diferentes que é a base de três dias de devocionais diferentes neste livro! (No versículo de hoje, ela é traduzida como “animar”.) Existem tantas nuances de significado e tanta profundidade nesse vocábulo que é difícil transmitir tudo numa única palavra em português. Então, para quem gosta de palavras, essa daqui é uma das boas.
Talvez você não seja uma pessoa que lê dicionários por diversão. É um hobby incomum, admito. Portanto, em vez de uma lista de sinônimos, seguem algumas imagens mentais para você ter uma ideia do significado dessa palavra:
- Uma conversa motivacional entre um técnico e seus jogadores no intervalo de um jogo difícil.
- Um cartão de condolências enviado a uma amiga após a perda de um ente querido.
- Um convite para um evento divertido.
- Um professor ensinando um conceito difícil para um aluno.
- A instrução de um pai a sua criança pequena ou o seu conselho para o seu filho jovem.
- Uma intervenção iniciada pelos familiares de um dependente químico.
- Uma palavra gentil dita num momento difícil.
- Um fã torcendo por um maratonista.
- Um conselheiro acalmando um cliente em pânico.
- Um sinal de alerta numa área perigosa.
- Uma convocação de um rei.
- As palavras de um amigo te conduzindo para a direção certa.
Parakaleo é uma palavra que parece uma cebola. Você puxa uma camada de definição, daí tem outra, e depois outra. Então, quando somos chamadas a animar, consolar ou admoestar nas Escrituras, todos esses significados diferentes estão inclusos nessa palavra. É usar as nossas palavras para amar nossos irmãos e irmãs, e existem tantas maneiras de fazer isso.
Existem outros motivos por que adoro essa palavra: é um dom espiritual (que me disseram que eu tinha), é divertida de dizer e, o mais importante, é o que o Espírito Santo faz por nós.
E eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Conselheiro, para estar com vocês para sempre: o Espírito da verdade (...) o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não perturbem os seus corações nem tenham medo. ~ João 14.16-17,26-27)
Quando animamos outros crentes a usarem os seus dons, falamos uma palavra de conforto a uma amiga que está sofrendo, chamamos uma amiga a abandonar o pecado e voltar ao Senhor ou ensinamos aos nossos filhos algo novo sobre Deus, estamos praticando o encorajamento. Estamos fazendo o trabalho de parakaleo. Estamos andando no caminho do Espírito.
Se precisar advertir, animar, aconselhar, exortar ou confortar alguém hoje, peça ao Senhor que te ajude a fazer isso no Espírito de poder e amor e equilíbrio (2 Timóteo 1.7). Porque mesmo que você consiga descascar todas as camadas de definição, é o amor que está no centro da cebola do parakaleo. Sem ele, todas as nossas tentativas de usar nossas palavras vão apodrecer e se desfazer.
REFLITA
De que forma você está numa posição única ou foi presenteada com um dom único para aconselhar outro crente? Existe alguém que precisa ser encorajado por você?
ORE
Use as palavras deste antigo hino para orientar suas orações de hoje:
Sopra em nós, Senhor,
Com vida a nos encher,
Para amar o que Tu amas,
E Teu querer fazer. [1]
[1] Versos extraídos do hino “Sopra em Nós, Senhor” traduzido de “Breathe on Me, Breath of God” composto por Edwin Hatch. (Modificação acrescida pela tradutora — “para amar o que amas tu” ficou “para amar o que Tu amas.”)
CONFIE
Se você é crente em Cristo, o Espírito Santo habita em você. Ele vai te ajudar a dizer palavras de auxílio, incentivo e esperança.
E eu [Jesus] pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro, para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. ~ João 14:16-17
PRATIQUE
Seja uma conversa incentivadora, um versículo reconfortante ou um convite para fazer a coisa certa, fale ou escreva alguma palavra de incentivo para alguém hoje.
Scripture
About this Plan

Há muitos outros “uns aos outros” nas Escrituras. “Não se queixem uns dos outros” (Tiago 5.9). “Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados” (Tiago 5.16). Nenhuma de nós pode se tornar espiritualmente madura ou ter uma vida frutífera se não estiver constantemente praticando esses “uns aos outros” encontrados na Palavra de Deus. Enquanto você lê este devocional de 30 dias, peça ao Senhor que te mostre como edificar os crentes ao seu redor com esses importantes e vivificantes “uns aos outros”! Buscando a Deus juntas, Nancy DeMoss Wolgemuth
More
Related Plans

10-Day Marriage Series

From PlayGrounds to Psychwards

A Word From the Word - Knowing God, Part 2

A Spirit-Filled Life

NT One Year Video - Q1

Blessed Are the Spiraling: 7-Days to Finding True Significance When Life Sends You Spiraling

7 Ways to Grow Your Marriage: Wife Edition

Standing Strong in the Anointing: Lessons From the Life of Samson

The Key of Gratitude: Accessing God's Presence
