YouVersion Logo
Search Icon

Adoração: Arma De Guerra, Estilo De Vida, Vocação NaturalSample

Adoração: Arma De Guerra, Estilo De Vida, Vocação Natural

DAY 28 OF 30

Espírito Santo: Espírito de Profecia

"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" (2 Pe 1:20-21).

As inspirações do Espírito Santo são demonstradas na Bíblia quando Ele encheu Bezalel de sabedoria, habilidade e conhecimento artístico em obras manuais para construir o Tabernáculo, instruindo outros no processo (Ex 35:31). Tornando os lábios do salmista como pena de escrita, dando revelações messiânicas e escatológicas sobre Cristo e a Igreja (Sl 2, 45, 73 e 110).

Revelando a Abraão e a Moisés o futuro de Israel (Gn 15 e Dt 32), dizendo a Davi: "Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre" (2 Sm 7:16-19). O Espírito de Revelação comunica-se em sonhos, visões, palavras, simbologia, metáforas, arte, dança, teatros, cânticos e elementos da natureza.

Referências bíblicas para meditação: Gn 37:9-11, Jz 7:13, Ez 1-2, Jr 24, At 10, Ez 12, Jr 1:4-10, Ez 17:22-24, Ez 12:6, Lc 1:67-80 e 1 Reis 19. Não iremos destrinchar os textos; todavia, meditaremos em duas pessoas: Josafá e Eliseu.

Como lemos no texto de Isaías 11:2, a operação do Espírito tem sabedoria e conhecimento, nos concede estratégias e conduz ao plano eterno. O reino de Israel estava dividido, com o reino do Sul e do Norte, possuindo um rei que temia o Senhor: Josafá. Os israelitas e o rei de Edom estavam com inimigos comuns, encontrando-se em situação de intervenção divina.

Perguntou, porém, Josafá: "Não há aqui algum profeta do Senhor para que consultemos o Senhor por ele?" Respondeu um dos servos do rei de Israel: "Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias" (2 Rs 3:11). O temor do Senhor nos leva à dependência do Espírito Santo.

Diante de Eliseu, o profeta solicitou: "Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu" (2 Rs 3:15). A adoração, reconhecimento de Adonai e a abertura atraem a revelação por parte de Deus; o Espírito Santo tem liberalidade para te guiar.

A direção requer obediência porque não seguirá uma lógica humana. Porém, viverá e experimentará coisas únicas no Senhor. A liberdade ao Espírito Santo, conforme o Seu atributo de ordem e decência, fará com que nos movamos em fé de forma assertiva, discernindo o tempo e modo.

Ouvindo o céu, não teremos risco de nos perder do Bom Pastor. Conhecer o Espírito de Profecia é conhecer a Cristo, pois o testemunho de Jesus é o espírito de profecia (Ap 19:10).