YouVersion Logo
Search Icon

Adoração: Arma De Guerra, Estilo De Vida, Vocação NaturalSample

Adoração: Arma De Guerra, Estilo De Vida, Vocação Natural

DAY 2 OF 30

Adoração é reconhecer Cristo

A terminologia da palavra Adoração em hebraico é Avodah (עֲבוֹדָה), que significa trabalho, serviço e culto. O seu significado possui palavras correlacionadas com ela; veja a seguir: Yadah representa o ato de louvar com as mãos levantadas. Shachah significa prostrar-se em reverência. Kar`a é o termo geral para curvar-se. No decorrer do texto, iremos usar essas palavras referindo-se à Adoração em geral.

Uma explicação simplória: o ato de adorar está em todas as nossas ações, nas atividades cotidianas, no exercício das vocações e na devoção dos corações. Vale ressaltar que, dentro da adoração, não há espaço para a cultura do dualismo, o sagrado e o secular; a vida cristã é integral! O chamado de Paulo para a igreja é fazer tudo para o Senhor (Cl 3:23).

Os textos de Lucas e Mateus têm os registros do momento em que Jesus entra em Jerusalém, sentado sobre um burro, cumprindo a profecia de Isaías. As pessoas o recebem ecoando um cântico (Sl 118:25-26), levantando ramos de árvores (Yadah) e cobrindo o chão para ele passar (Kar`a).

Podemos imaginar que as pessoas estavam seguindo, outras trabalhando e viajando para apresentar o sacrifício da Páscoa. O relevante é que as pessoas pararam para reconhecer o Filho de Davi, o Messias, Bendito que vinha no nome do Senhor, e declarar: "Hosana nas alturas!"

Avodah (Adoração) é fruto dos lábios que confessam o nome de Jesus (Hb 13:15); confessar é o ato de pessoas que reconhecem que precisam do Senhor, Salvador, Rei e Justo Juiz.

Lembramos as palavras de Jesus na casa de Levi: "Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores ao arrependimento" (Mc 2:17 ACF).

Shachah (Adoração) é a manifestação de dependência do Senhor; durante a nossa vida ordinária, paramos e reconhecemos que, sem o Senhor, nada podemos fazer (João 15:5). Somos convocados a voltar ao lugar da humildade, que é a revelação da dependência de Deus, do seu amor, instrução, suporte e favor.

Adorar é devolver a Deus toda honra, glória e louvor, em todas as áreas e esferas da sociedade. Conforme descrito em Romanos 11:36 (ACF): "Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!"

O verdadeiro louvor vem da boca das crianças e das criancinhas de colo; sejamos como eles: na pureza de coração, na fé e abertos ao Reino de Deus.