YouVersion Logo
Search Icon

Seguindo os Últimos Passos de JesusSample

Seguindo os Últimos Passos de Jesus

DAY 6 OF 10

O Império Romano é bastante reconhecido por seu sistema de Direito. No entanto, a partir do momento em que Jesus foi preso, passamos a ver uma série de decisões arbitrárias e contrárias à lei. Obviamente, pois ninguém poderia pegar com justiça aquele que era a personificação da justiça de Deus.

Ainda que o devido processo legal tenha sido descumprido, a cada passo do processo de empurra-empurra de responsabilidade do julgamento de Jesus, a lei de Deus era cumprida. Isso porque, conforme Êxodo 12:5, o cordeiro pascal tinha que ser um animal sem defeito. Havia uma lei extensiva em Levítico 22:17-33 explicitando o que era considerado um animal puro para o holocausto.

Jesus foi aprovado como cordeiro perfeito para o holocausto pelo sumo sacerdote, pelo Sinédrio, por Pilatos, por Herodes e pelo povo. Nenhum deles encontrou nenhuma ofensa em Jesus para acusá-lo e, ainda assim, o aprovaram para o sacrifício.

Quanto ao povo, o mais incrível foi que eles chegaram a dizer: “Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos!” (Mateus 27:25). Eles se sentiam tão convictos da culpa de Jesus que, caso estivessem cometendo uma injustiça, atraíam para si a responsabilidade por derramar sangue inocente. O que eles não sabiam é que, na verdade, estavam profetizando que aquele sangue cairia sobre eles e seus filhos para remover sua condenação pelo pecado. Jesus reverteu sua sentença de condenação em uma sentença de absolvição para todos nós!

Hebreus 9:14 diz que o sangue de Cristo, o qual se ofereceu a Deus sem mácula - ou, em outras palavras, sem defeito - purifica nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo. Jesus cumpriu a lei para afastar o castigo da lei que cairia sobre nós por causa de nossos pecados. A salvação que ele nos oferece não é uma declaração de impunidade, mas um pagamento em nosso lugar da pena que nos era devida.