Seguindo os Últimos Passos de JesusSample

Jerusalém estava lotada por causa da Páscoa, mas quando os discípulos perguntaram aonde Jesus queria que eles fizessem os preparativos para a festa, ele lhes deu detalhadas instruções e tudo foi encontrado exatamente como o Mestre dissera.
Que diferença entre essa ocasião e o nascimento de Jesus! Naquela época, a cidade também estava lotada em razão de um recenseamento convocado por César Augusto (Lucas 2:1-7). Só que Maria e José não encontraram lugar na hospedaria e Jesus nasceu em uma estrebaria, sendo deitado em uma manjedoura junto com os animais. Jesus não precisou da ajuda de homens para fazer a obra acontecer, nem em seu nascimento, nem na ocasião de sua morte, porque ele é o provedor.
Jesus acabou provendo mais do que o local para a ceia; ele proveu o próprio cordeiro pascal. Ao oferecer a seus discípulos o pão, ele anunciou que aquele era seu corpo que seria oferecido por nós e, pegando o cálice, ele disse que era seu sangue, que seria derramado em nosso favor (Lucas 22:19-20). Assim como no dia em que Abraão ofereceu a Deus seu filho Isaque para o sacrifício e o Senhor proveu um carneiro para o holocausto (Gênesis 22:13), naquela ceia, Jesus se identificou como o sacrifício substituto que seria apresentado em nosso lugar.
Bem como na instituição da primeira Páscoa, em que Deus mandou os israelitas celebrarem aquela solenidade por memorial ao Senhor (Êxodo 12:14), Jesus disse aos seus discípulos para manterem o hábito de celebrar aquela ocasião em sua memória (Lucas 22:19).
Mas enquanto Jesus desejava ansiosamente comer aquele jantar com seus seguidores antes de sua morte, seus discípulos, por sua vez, estavam aproveitando aquele momento para discutir entre si quem era o maior (Lucas 22:15,24). Como nossas prioridades podem estar trocadas quando falhamos em lembrar o que Deus fez por nós e de reconhecer o que Ele está fazendo agora!
O jantar da última ceia teria apavorado qualquer fariseu que esperava por um perfeito e organizado cerimonial de Páscoa, com direito ao Mestre lavando os pés de seus servos, o traidor sendo revelado e Pedro se indignando ao ser avisado de que negaria a Jesus. Porém, naquele dia, as reais intenções dos corações foram reveladas e Jesus mostrou o quanto estava decidido em prosseguir para o matadouro, enquanto os discípulos demonstraram o quanto estavam despreparados para a série de eventos que se desencadearia rapidamente a partir dali.
Scripture
About this Plan

Prepare-se para a Páscoa seguindo o caminho da cruz e acompanhe os últimos passos de Jesus na terra desde sua entrada triunfal em Jerusalém até sua jornada para a ressurreição.
More
Related Plans

Everyone Should Know - Thanksgiving Special

Your Prayer Has Been Heard: How God Meets Us in Seasons of Weariness and Waiting

Hope in Creator’s Promises

Adversity

Scriptures and Hymns to Grow Your Joy This Christmas

When Heaven Touched Earth - a 7 Day Journey to Christmas

The Mandate to Multiply.

What the Bible Says About Advent - 29 Days of Advent Meditations

Lessons From Some Hidden Heroes in the Bible
