YouVersion Logo
Search Icon

Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 diasSample

Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 dias

DAY 20 OF 30

Edifiquem-se uns aos outros

Minha vida está construída sobre o firme alicerce da Palavra de Deus. Mas, se pudéssemos ver com os nossos olhos físicos as realidades do reino espiritual, não tenho dúvidas de que eu veria as palavras dos outros como o andaime que me sustenta e me ajuda a permanecer firme.

Lembro-me da vez em que um colega de trabalho me chamou de “uma fonte profunda”, assim como da vez em que meu pastor disse que eu conheço muito bem minha Bíblia e das inúmeras vezes em que meu marido me disse que sou amada, valiosa e importante. Palavras são importantes, especialmente quando confirmam a identidade que temos em Cristo.

Não é de se admirar que Deus chame todas nós para o ministério do encorajamento.

“Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.” (1 Tessalonicenses 5:11)

Um pequeno truque de estudiosos da Bíblia é, intencionalmente, fazer uma pausa para perguntar para que serve o “portanto” quando encontramos essa palavrinha nas Escrituras. Nesse caso, o “portanto” nos aponta para o grande motivo pelo qual devemos dedicar tempo para falar palavras vivificadoras umas às outras. Não é porque devemos viver a vida sentindo um quentinho no coração. O motivo é maior, muito maior…

Pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite. Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão. Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão. Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios; pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (vv. 2-9)

Os oito versículos que precedem o mandamento de edificar uns aos outros não se referem a palavras alegres e sentimentos fofos; eles tratam do retorno de Cristo. A partir dessa perspectiva, vemos seis razões para edificar nossos irmãos e irmãs em Cristo de forma consciente.

  1. O dia do Senhor está chegando.
  2. Isso não deveria nos surpreender.
  3. Somos filhos da luz e do dia, e não filhos das trevas ou da noite.
  4. Já que sabemos que Jesus está chegando, precisamos esperar por Ele.
  5. Ao vigiarmos, precisamos proteger nossos corações com fé e amor e nossa mente com a esperança da nossa salvação.
  6. Por causa de Jesus, nosso destino é a esperança, e não a ira.

Quando você manda o bilhetinho de incentivo que queria escrever, quando você dedica tempo para enviar uma mensagem de texto a uma amiga dizendo que vê Cristo trabalhando no coração dela, quando você faz uma pausa para agradecer a alguém por edificar o Reino — quando você escolhe fazer essas coisas, está escolhendo não desperdiçar esse momento de espera, apontando outros para a esperança prometida do retorno iminente de Cristo.

Quando “os outros” ao nosso redor estiverem esmorecendo sob o peso do pecado, quando as preocupações da vida curvarem nossos ombros ou cerrarem nossos punhos, quando a esperança parecer distante... temos um plano para isso.

“Encorajem e edifiquem uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.”

REFLITA

Reflita numa ocasião em que as palavras de incentivo de outro seguidor de Cristo fizeram a diferença na sua vida. O que foi dito naquelas palavras que causou tanto impacto?

ORE

Peça ao Senhor que te ajude a ver quem ao seu redor perdeu a esperança e a saber como edificá-los.

CONFIE

Jesus está voltando. Ele realmente está! Essa é uma fonte de esperança permanente para todo seguidor de Cristo. Portanto, vamos lembrar umas às outras da Sua volta com frequência.

Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e retribuirei a cada um de acordo com o que fez. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. ~ Apocalipse 22:12-13

PRATIQUE

Coloque o versículo de hoje em ação, edificando alguém de forma intencional com palavras que apontem para a nossa esperança em Cristo.


About this Plan

Vivendo os "Uns aos Outros" das Escrituras: Um devocional de 30 dias

Há muitos outros “uns aos outros” nas Escrituras. “Não se queixem uns dos outros” (Tiago 5.9). “Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados” (Tiago 5.16). Nenhuma de nós pode se tornar espiritualmente madura ou ter uma vida frutífera se não estiver constantemente praticando esses “uns aos outros” encontrados na Palavra de Deus. Enquanto você lê este devocional de 30 dias, peça ao Senhor que te mostre como edificar os crentes ao seu redor com esses importantes e vivificantes “uns aos outros”! Buscando a Deus juntas, Nancy DeMoss Wolgemuth

More