YouVersion Logo
Search Icon

Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 DiasSample

Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 Dias

DAY 19 OF 30

Cooperação na evangelização

Leitura de hoje: Seção 7 do Pacto de Lausanne - Cooperação na evangelização. Leia aqui.

Afirmamos que é propósito de Deus haver na igreja uma unidade visível de pensamento quanto à verdade. A evangelização também nos convoca à unidade, porque o ser um só corpo reforça o nosso testemunho, assim como a nossa desunião enfraquece o nosso evangelho de reconciliação. Reconhecemos, entretanto, que a unidade organizacional pode tomar muitas formas e não ativa necessariamente a evangelização. Contudo, nós, que partilhamos a mesma fé bíblica, devemos estar intimamente unidos na comunhão uns com os outros, nas obras e no testemunho. Confessamos que o nosso testemunho, algumas vezes, tem sido manchado por pecaminoso individualismo e desnecessária duplicação de esforço. Empenhamo-nos por encontrar uma unidade mais profunda na verdade, na adoração, na santidade e na missão. Instamos para que se apresse o desenvolvimento de uma cooperação regional e funcional para maior amplitude da missão da igreja, para o planejamento estratégico, para o encorajamento mútuo, e para o compartilhamento de recursos e de experiências.

A unidade da igreja

Por que a unidade da igreja é importante? Duas razões se destacam: uma teológica e outra prática.

1.Teológica: “Afirmamos que é propósito de Deus haver na igreja uma unidade visível de pensamento quanto à verdade”. Espiritualmente, essa unidade é indestrutível, pois reflete a unidade vivenciada na Trindade (Ef 4.4-6). Ainda assim, as Escrituras nos convocam a tornar essa unidade visível (Ef 4.3) e a garantir que esteja alicerçada na verdade (Ef 4.13). Foi por essa unidade que Jesus orou (Jo 17.11, 20-23). O evangelho que proclamamos é uma mensagem de amor e paz, mas se formos incapazes de colocar isso em prática, nosso testemunho perde credibilidade (Jo 13.35; 17.21). A verdadeira unidade distingue-se pela verdade, ao mesmo tempo que valoriza a diversidade e a flexibilidade.

2.Prática: “A evangelização nos convoca à unidade”. Entretanto, nós, evangélicos, em nosso zelo e convicção, corremos o risco de agir como individualistas obstinados – às vezes preferindo erguer nosso próprio ministério em vez de nos unirmos a um esforço maior e colaborativo em favor do evangelho. Mas a unidade que agrada a Deus é a unidade de pensamento quanto à verdade. Podemos divergir em questões secundárias, mas precisamos permanecer unidos nos fundamentos essenciais da revelação bíblica.

Esta seção do Pacto termina com um compromisso e um apelo. No Congresso de Lausanne, os participantes repudiaram fortemente a ideia de uma autoridade evangélica mundial centralizada, enfatizando, sim, a necessidade de cooperação regional e funcional. Desse desejo nasceu o Movimento de Lausanne – que atua como uma plataforma de ação colaborativa e encorajamento mútuo.

Somos chamados a planejar e trabalhar juntos, a dar e receber com generosidade, compartilhando os dons preciosos que Deus confiou a cada um de nós para a edificação de sua igreja em todo o mundo.

Reflexão

Você está buscando viver em unidade e em verdade com outros crentes para que seu testemunho de Cristo no mundo seja eficaz?

Oração

Senhor, ajuda-me a andar na verdade e no amor, trabalhando com outros em unidade para o avanço do teu evangelho.

About this Plan

Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 Dias

Elaborado no Congresso Internacional de Evangelização Mundial de 1974, o Pacto de Lausanne é uma confissão de fé unificadora e um chamado inspirador à missão global. Enraizado nas Escrituras e moldado por líderes de todos os continentes, o documento tem inspirado gerações à ação colaborativa em prol do evangelho. Neste plano de 30 dias, você irá explorar o Pacto e se envolverá na missão de Deus – o chamado de toda a igreja para levar todo o evangelho ao mundo todo.

More