YouVersion Logo
Search Icon

Entre Salmos e HinosSample

Entre Salmos e Hinos

DAY 5 OF 7

Deus é o socorro em meio às angústias deste mundo

Este é o primeiro Salmo denominado de Salmo dos degraus, da peregrinação ou de romagem. São 15 no total (do 120 ao 134). Fato interessante é que o primeiro desses Salmos, que traz o movimento do povo de Deus, seja de lamento (tanto faz de ida a Jerusalém como de subida nos degraus do Templo). Segundo Champlin, “este é um Salmo de lamentação, a oração de um exilado para livrar Israel (Judá) de seus inimigos”. Artur Weiser diz que “este Salmo constitui uma proclamação de fé, que se pronuncia depois do atendimento ao pedido feito”.

Vejamos o que podemos extrair deste lindo Salmo, apesar de minha imensa limitação interpretativa.

Em primeiro lugar, o salmista enfatiza o fato de ter sido escutado pelo Senhor (v. 1). A palavra hebraica para “angústia” é tsarah, que significa dificuldade ou problema, e a palavra hebraica para “clamo” é qará, que significa literalmente “convidar, chamar, encarregar”; ou seja, Deus é invocado para se encarregar dos problemas do salmista. Que bom é poder contar com o Senhor para responder aos nossos desafios e dificuldades. Segundo Spurgeon, o verso primeiro é triplo: (1) uma aflição especial; (2) uma oração especial; e (3) um favor especial.

Em segundo lugar, o salmista enfatiza o motivo que o fez orar ao Senhor (v. 2). Segundo o texto, os inimigos do salmista são pessoas que usam: (1) lábios mentirosos e (2) língua enganadora. Eu sempre digo que, quando não há do que acusar um homem, os seus inimigos inventarão mentiras. Vivemos em um tempo em que há a tão famosa “fake news”. As pessoas, muitas vezes, não investigam bem os fatos e as narrativas, e terminam acreditando no mentiroso. Que coisa triste é manchar a imagem de uma pessoa íntegra por causa da inveja, descontentamento ou insubordinação. Infelizmente, era isso o que estava acontecendo com o salmista — e é o que acontece com muitos servos de Deus que procuram viver piedosamente nos dias de hoje. Mas tenhamos ânimo, a resposta de Deus virá.

Em terceiro lugar, o salmista enfatiza como Deus responde a esses falsos acusadores (vv. 3-4). A tradução NVT (Nova Versão Transformadora) diz: “Ó língua mentirosa, o que Deus fará com você? Como aumentará seu castigo? Ele a atravessará com flechas afiadas e a queimará com brasas vivas.” O comentarista Derek Kidner escreve: “a resposta ao mentiroso, por mais que as suas armas machuquem, será destruído com flechas bem mais poderosas do que as mentiras: as setas divinas da verdade e as brasas do julgamento.” Isso certamente deveria fazer tremer aqueles que usam desse expediente da mentira para alcançar seus objetivos. Deus está atento ao mentiroso e não permitirá que ele passe incólume.

Em último lugar, o salmista enfatiza seu sofrimento por continuar neste mundo vil (vv. 5-7). Talvez aquele que não conhece a geografia bíblica não saiba, mas Meseque e Quedar são tão distantes como o Oiapoque e o Chuí em nosso Brasil. São duas cidades totalmente opostas. Então, o que o salmista quer dizer? Que não importa onde ele esteja, sempre estará em meio a pessoas cheias de pecado, transgressão e guerra. “O mundo jaz no maligno”, disse o evangelista João em sua primeira epístola, no capítulo 5 e verso 19. A palavra Maran Atá (Ap. 22.20) nada mais é do que o desejo ardente do coração do eleito pela Jerusalém Celestial, pelo Novo Céu e Nova Terra. Nosso coração precisa sempre estar cheio dessa santa indignação por este mundo cheio de transgressão — e não apenas de transgressão, mas de transgressores: filhos de Belial, homens cheios de desejos e paixões carnais, entregues ao seu coração mau e dissoluto.

Concluímos este breve artigo juntando-nos ao salmista, orando ao Senhor por livramento, pedindo proteção contra os caluniadores, descansando em Suas mãos, atribuindo ao Senhor a resposta pelos agravos e desejando cada vez mais o arrebatamento, onde estaremos para sempre n’Ele e Ele em nós.
Amém, amém e amém.

----------------------------------------------------------

Questões para edificação:

1. A angústia que o autor de Salmos 120 demonstra é referente a quê?

2. O que o salmista fez diante dos problemas que o cercavam?

3. Você já se sentiu aflito por conta de caluniadores? Qual foi sua reação diante de tal problema?

----------------------------------------------------------

Pr. Arieuston Gomes de Araújo Netto, pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana de Manaus.

Scripture

About this Plan

Entre Salmos e Hinos

“Entre Salmos e Hinos” é um plano devocional de sete dias que fortalece a confiança no Senhor em todas as estações da vida. Por meio de Salmos como o 42, 91 e o 127, aprendemos que Deus é nosso refúgio constante, socorro fiel e fonte de verdadeira alegria. Um convite a caminhar com segurança, firmados na fidelidade do Deus soberano que cuida dos Seus filhos.

More