#JESUS2023 - Devocionais DiáriasSample

Dia 3 - A promessa de liberdade
E são as Escrituras que testemunham a meu respeito, João 5:39b.
Como vimos, uma das principais acusações de Cristo contra os Fariseus foi a incapacidade de o reconhecerem no Antigo Testamento. E quando examinamos com um olhar messiânico a história do povo de Deus é possível ver um apontamento profético do que seriam os dias de Jesus.
Assim, como a Páscoa é o nosso tema de aprofundamento. Estudaremos as diferenças da Páscoa judaica (Pessach) e da Páscoa cristã atual. Veremos como a primeira era uma sombra do que seria revelado através da morte e ressurreição de Jesus.
A Páscoa judaica começou a ser apontada no primeiro livro do Pentateuco, Gênesis. Quando Deus realiza o pacto da descendência com Abraão ele revela um período de escravidão que o povo enfrentaria e revela parte do modo como seriam libertos. Assim, quando damos um salto de alguns séculos para frente, podemos observar que essa promessa seria cumprida no êxodo do Egito para a terra prometida, evento que teve o início marcado pela primeira Pessach.
“Mas eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens”, Gênesis 15:14.
O êxodo estava predestinado, a fuga em direção a terra prometida era uma certeza. Porém, isso nunca significou que até lá não haveria dificuldades e provações. Antes de realizar a promessa, o povo de Israel passou pela escravidão e pelo deserto. Deus não prometeu que a fuga seria fácil, mas garantiu que estaria no meio deles.
Aplicação
O mais incrível é que Abraão não vivenciou nenhum desses processos, ele apenas creu e por isso foi justificado. Então, assim como ele, creia que Deus tem planos para nossas vidas, já estão escritos nos céus (Jeremias 29:11). Que possamos viver pelo que cremos e que os momentos de tormenta não nos tirem do foco final que Deus tem guardado para nós.
Reflita ao longo do dia: Os momentos de deserto tem abalado sua caminhada? Você ainda se alegra pela promessa que tanto aguardamos da volta de Cristo?
About this Plan

Ao longo desses 40 dias que antecedem a Páscoa nós iremos fazer uma imersão profunda deste tema. Da Páscoa judaica até a atual Páscoa Cristã, veremos os desdobramentos dessa celebração ao longo dos tempos. Sendo assim, junte-se a nós nesse incrível estudo inspirado diretamente pela palavra de Deus, a Bíblia.
More
Related Plans

The Fear of the Lord

Finding Freedom: How God Leads From Rescue to Rest

No Pressure

Genesis | Reading Plan + Study Questions

Disciple: Live the Life God Has You Called To

Giant, It's Time for You to Come Down!

Experiencing Blessing in Transition

Retirement: Top 5 Challenges in the First Years

Virtuous: A Devotional for Women
