YouVersion Logo
Search Icon

Culto DomésticoSample

Culto Doméstico

DAY 30 OF 30

PAZ ENTRE IRMÃOS

Respondeu-lhe o pai: Veio teu irmão astuciosamente e tomou a tua bênção (Gênesis 27:35 - ARA).

A parceria e cumplicidade são atitudes esperadas entre irmãos. Afinal de contas, convivem desde a tenra idade, crescem juntos, sabem das suas artes e traquinagens e em várias oportunidades ocorrem conflitos.

No entanto, tudo passa porque o amor entre eles é maior do que qualquer implicação ou problema ocorrido.

Encontramos na Bíblia o registro de Jacó, um jovem ambicioso e egoísta, que com a ajuda de sua mãe roubou a bênção prometida para Esaú, seu irmão mais velho.

A história relata que Isaque, sendo já avançado em dias decidiu abençoar os filhos, começando por Esaú. No entanto, Rebeca que amava mais a Jacó, o ajudou a preparar o guisado pedido pelo pai.

Montou um plano perfeito, fez um bom disfarce para ele e o ajudou a roubar a bênção de seu irmão.

Sabemos do restante da história quando Esaú, ao tomar conhecimento de que fora passado para trás, planejou tirar a vida de Jacó. Sabedora disso, Rebeca decidiu que ele deveria ir embora e o enviou para um lugar distante.

A boa notícia é que o final desta história é feliz, quando os dois irmãos se encontraram já com as suas famílias constituídas. Mais maduros e responsáveis, se perdoaram mutuamente e não houve guerra entre eles.

Infelizmente encontramos, nos dias atuais, irmãos que usurpam bens, direitos e privilégios dos outros. Alguns utilizam a estratégia de se achegarem mais aos pais para obter certos privilégios. Sabedores de que algo estava preparado para o irmão ou irmã tentam tirar proveito próprio em detrimento do outro.

Lamentavelmente o resultado nem sempre é semelhante ao da história de Jacó e Esaú. Acontecem rixas, incidentes, mortes, violência que machucam impiedosamente o coração dos pais e macula a família para sempre.

Para evitar isso, é preciso que os pais cuidem para não favorecerem um em detrimento do outro, não sendo injustos, dando para um o que deveria ser concedido ao outro.

Ó quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união (Salmos 133:1- ARA).

About this Plan

Culto Doméstico

O culto doméstico deve ser uma prática na vida de todas as famílias cristãs. Assentar-se ao redor da mesa, ler a Bíblia, orar e trocar experiências é algo de inestimável valor. Neste plano, definimos vários temas de interesse da família para serem estudados. Creio que será de grande valia e proporcionará um excelente aprendizado para pais e filhos.

More