Culto DomésticoSample

PAZ ENTRE IRMÃOS
Respondeu-lhe o pai: Veio teu irmão astuciosamente e tomou a tua bênção (Gênesis 27:35 - ARA).
A parceria e cumplicidade são atitudes esperadas entre irmãos. Afinal de contas, convivem desde a tenra idade, crescem juntos, sabem das suas artes e traquinagens e em várias oportunidades ocorrem conflitos.
No entanto, tudo passa porque o amor entre eles é maior do que qualquer implicação ou problema ocorrido.
Encontramos na Bíblia o registro de Jacó, um jovem ambicioso e egoísta, que com a ajuda de sua mãe roubou a bênção prometida para Esaú, seu irmão mais velho.
A história relata que Isaque, sendo já avançado em dias decidiu abençoar os filhos, começando por Esaú. No entanto, Rebeca que amava mais a Jacó, o ajudou a preparar o guisado pedido pelo pai.
Montou um plano perfeito, fez um bom disfarce para ele e o ajudou a roubar a bênção de seu irmão.
Sabemos do restante da história quando Esaú, ao tomar conhecimento de que fora passado para trás, planejou tirar a vida de Jacó. Sabedora disso, Rebeca decidiu que ele deveria ir embora e o enviou para um lugar distante.
A boa notícia é que o final desta história é feliz, quando os dois irmãos se encontraram já com as suas famílias constituídas. Mais maduros e responsáveis, se perdoaram mutuamente e não houve guerra entre eles.
Infelizmente encontramos, nos dias atuais, irmãos que usurpam bens, direitos e privilégios dos outros. Alguns utilizam a estratégia de se achegarem mais aos pais para obter certos privilégios. Sabedores de que algo estava preparado para o irmão ou irmã tentam tirar proveito próprio em detrimento do outro.
Lamentavelmente o resultado nem sempre é semelhante ao da história de Jacó e Esaú. Acontecem rixas, incidentes, mortes, violência que machucam impiedosamente o coração dos pais e macula a família para sempre.
Para evitar isso, é preciso que os pais cuidem para não favorecerem um em detrimento do outro, não sendo injustos, dando para um o que deveria ser concedido ao outro.
Ó quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união (Salmos 133:1- ARA).
Scripture
About this Plan

O culto doméstico deve ser uma prática na vida de todas as famílias cristãs. Assentar-se ao redor da mesa, ler a Bíblia, orar e trocar experiências é algo de inestimável valor. Neste plano, definimos vários temas de interesse da família para serem estudados. Creio que será de grande valia e proporcionará um excelente aprendizado para pais e filhos.
More
Related Plans

The Judas in Your Life: 5 Days on Betrayal

Ruins to Royalty

And He Shall Be Called: Advent Devotionals, Week 5

Making the Most of Your Marriage; a 7-Day Healing Journey

Blessed Are the Spiraling: 7-Days to Finding True Significance When Life Sends You Spiraling

From PlayGrounds to Psychwards

Lies & Truth Canvas

When God Says “Wait”

When God Doesn't Make Sense
