Pacto De Lausanne | Uma Jornada De 30 DiasSample

A igreja e a evangelização
Leitura de hoje: Seção 6 do Pacto de Lausanne - A igreja e a evangelização. Leia aqui.
Afirmamos que Cristo envia o seu povo redimido ao mundo assim como o Pai o enviou, e que isso requer uma penetração de igual modo profunda e sacrificial. Precisamos deixar os nossos guetos eclesiásticos e penetrar na sociedade não-cristã. Na missão de serviço sacrificial da igreja a evangelização é primordial. A evangelização mundial requer que a igreja inteira leve o evangelho integral ao mundo todo. A igreja ocupa o ponto central do propósito divino para com o mundo, e é o agente que ele promoveu para difundir o evangelho.
Até aqui, o Pacto de Lausanne abordou o desejo de Deus de formar para si um povo e o propósito geral desse corpo, a igreja. Vamos abordar agora a missão, a integridade e a unidade da igreja.
A missão da igreja
A missão de Cristo é o modelo para a missão da igreja. Assim como o Filho foi enviado ao mundo, nós também somos enviados (Jo 17.28; 20.21); e nossa interação com o mundo tem um custo (Gl 6.14, 17). O Filho de Deus mergulhou plenamente em nossa humanidade, assumindo o preço da vulnerabilidade, da tentação e do sofrimento.
O Pacto afirma que a missão evangelística da igreja é um serviço de entrega e sacrifício. Mas a evangelização continua sendo a principal missão da igreja. O chamado para a evangelização mundial exige que toda a igreja leve todo o evangelho ao mundo todo (At 1.8; 20.27). Vamos considerar três tipos de evangelização:
- Alcançar povos de nossa própria cultura e língua.
- Alcançar povos de culturas e línguas semelhantes.
- Alcançar povos por meio da evangelização transcultural, superando barreiras significativas de cultura e idioma.
Todos eles exigem que nos identifiquemos com aqueles a quem desejamos alcançar, aproximando-nos de sua visão de mundo com humildade e compreensão. O terceiro tipo, porém, costuma ser o mais desafiador, pois implica criar conexões mais profundas entre culturas e povos.
Portanto, o “serviço de entrega e sacrifício” da igreja envolve tanto evangelização quanto ação social. Normalmente, a igreja local deve abraçar as duas dimensões, mas, quando for necessário priorizar, a evangelização é o serviço principal. Se toda a igreja não se mobilizar para assumir essa prioridade, o mundo todo não será alcançado, pois a igreja é o agente que Deus escolheu para difundir o evangelho. E sem o evangelho não há verdadeira reconciliação com Deus.
Temos diante de nós uma tarefa imensa, que requer estratégia clara e sustento em oração. O propósito de Deus e as necessidades urgentes do mundo convergem em um chamado que não pode ser adiado: a igreja precisa evangelizar, tornando Cristo conhecido entre todos os povos, culturas e nações, até que o seu Reino venha em plenitude.
Reflexão
Como você pode seguir o exemplo de Cristo e alcançar o mundo com humildade, coragem e amor sacrificial?
Oração
Senhor, envia-me ao mundo como foste enviado: disposto a servir, sofrer e proclamar o teu evangelho com amor.
About this Plan

Elaborado no Congresso Internacional de Evangelização Mundial de 1974, o Pacto de Lausanne é uma confissão de fé unificadora e um chamado inspirador à missão global. Enraizado nas Escrituras e moldado por líderes de todos os continentes, o documento tem inspirado gerações à ação colaborativa em prol do evangelho. Neste plano de 30 dias, você irá explorar o Pacto e se envolverá na missão de Deus – o chamado de toda a igreja para levar todo o evangelho ao mundo todo.
More









