YouVersion Logo
Search Icon

Romanos - O Evangelho da Graça de DeusSample

Romanos - O Evangelho da Graça de Deus

DAY 9 OF 30

📖TEXTO BÍBLICO

Romanos 4.1-25 NVI

Abraão, justificado pela fé

1Portanto, que diremos ter alcançado Abraão, nosso antepassado segundo a carne? 2Se, de fato, Abraão foi justificado pelas obras, ele tem do que se gloriar, mas não diante de Deus. 3Que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído como justiça.”

4Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida. 5No entanto, ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé é atribuída como justiça. 6Davi diz a mesma coisa quando fala da bênção do homem a quem Deus atribuiu justiça independentemente das obras:

7“Bem-aventurados aqueles

cujas transgressões são perdoadas

e cujos pecados são cobertos!

8Bem-aventurado aquele

a quem o Senhor não atribui pecado!”.

9Destina‑se essa bênção apenas aos circuncisos ou também aos incircuncisos? Já dissemos, a fé foi atribuída como justiça a Abraão. 10Sob quais circunstâncias? Antes ou depois de ter sido circuncidado? Não foi depois, mas antes! 11Assim, ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda era incircunciso. Portanto, ele é o pai de todos os que creem, ainda que não tenham sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse atribuída também a eles. 12Ele é igualmente o pai dos circuncisos que não somente são circuncisos, mas que também andam nos passos da fé que teve Abraão, o nosso pai, antes de passar pela circuncisão.

13Não foi mediante a lei que Abraão e a sua descendência receberam a promessa de que ele seria herdeiro do mundo, mas mediante a justiça que vem da fé. 14Pois, se os que vivem pela lei são herdeiros, a fé foi anulada, e a promessa, invalidada. 15Porque a lei produz a ira, mas onde não há lei não há transgressão.

16Portanto, a promessa vem da fé, para que seja de acordo com a graça e seja garantida a toda a descendência de Abraão — não apenas aos que estão sob o regime da lei, mas também aos que têm a fé de Abraão. Ele é o pai de todos nós. 17Como está escrito: “Eu o constituí pai de muitas nações”. Diante disso, Abraão creu em Deus, aquele que dá vida aos mortos e chama as coisas que não existem como se existissem.

18Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando‑se, assim, pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: “Assim será a sua descendência”. 19Sem esmorecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, porque tinha aproximadamente cem anos de idade, e que o ventre de Sara já estava sem vigor. 20Mesmo assim, não deixou de crer na promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, 21porque estava plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido. 22Como consequência, “isso lhe foi atribuído como justiça”. 23Agora, não está escrito “lhe foi atribuído” somente por causa dele, 24mas também por nossa causa, a quem Deus atribuirá justiça, a nós, que cremos naquele que ressuscitou Jesus, o nosso Senhor, dentre os mortos. 25Ele foi entregue à morte pelas nossas transgressões e ressuscitou para a nossa justificação.

❤️COMENTÁRIO AMIGA BÍBLIA
V.1-3 Abraão foi um homem escolhido por Deus. Em Gênesis 12, ele foi chamado a sair de sua terra para ir a uma outra região. Deus prometeu que ele seria pai de uma grande nação, mas havia um problema. Ele já era velho e não tinha filhos. Mas, mesmo sendo velho, ele acreditou que Deus poderia fazer um milagre e por isso, Deus creditou justiça para ele. Se quiser, leia Gênesis 15.1-6. Vamos entender melhor esta palavra "creditou". Creditar quer dizer dar crédito, colocar na conta. Lembra que aprendemos que todos pecamos? Abraão também era pecador, mas por sua fé na promessa de Deus, Ele creditou justiça a Abraão, não por merecimento, mas pela graça de Deus. Graça que falamos no trecho anterior.
V.4-9 Aqui Paulo usa um exemplo comum para explicar melhor o plano de Deus. Ele explica que um trabalhador merece o seu salário, ele trabalha e o patrão tem por obrigação pagar. Nosso salário por pecar é a morte, mas Deus creditou justiça "na conta" de Abraão ao invés de creditar a morte. Isso não porque Abraão era bom, mas porque ele "apenas" creu de todo o coração. Paulo também cita Davi, outro grande líder do povo judeu que compôs muitos Salmos e um deles fala sobre a alegria do homem que tem os pecados perdoados, o qual Deus não o considera culpado, pois creditou justiça na sua conta. O plano de Deus para a salvação, o perdão dos pecados e estarmos livres da morte deve gerar uma grande gratidão e alegria em nossos corações.

V.10-12 A fé de Abraão veio antes da lei da circuncisão (já explicamos sobre este ritual no capítulo 2). Os judeus criam que seriam salvos pois tinham a marca da circuncisão e Paulo afirma que Deus justificou Abraão antes mesmo dele ser circuncidado. A circuncisão foi apenas uma marca da fé que Abraão tinha. Abraão é chamado de “pai da fé”, ele é pai dos judeus, no sentido de linhagem de sangue, mas também é pai de todos aqueles que creem em Deus, como ele creu.

V.13-15 Vale lembrar que a Lei foi dada por Deus através de Moisés, e Moisés viveu cerca de quatrocentos anos depois de Abraão. Os judeus também criam que seriam salvos pela Lei, mas nessa passagem, Paulo destaca que Abraão foi justificado apenas pela fé, antes de existir a Lei. Conforme falamos no capítulo anterior, a Lei não poderia salvar, ela só apontava o erro. Precisamos entender bem isso. A Lei são regras a serem cumpridas, e na Lei também estavam descritas as consequências se essas regras fossem quebradas. Quando a Lei era descumprida, o castigo era merecido, a ira de Deus deveria ser aplicada.
V.16-17 Abraão, mesmo não tendo nenhum filho, creu na promessa que Deus lhe havia feito, que seria pai de uma grande nação. Nós devemos crer como Abraão. Mesmo sem ver, cremos pela fé que somos perdoados e seremos salvos. Através da fé, nos tornamos “filhos de Abraão” participantes do povo escolhido de Deus! Há uma ligação desse texto com II Pedro 2.9-10 que diz: “Vocês, porém, são geração eleita, reino de sacerdotes, nação santa, povo que pertence a Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes, vocês não eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.” Que privilégio fazer parte da família de Deus! Deus é aquele que cria, que governa, que opera maravilhas e tem todo o poder!

V.18-21 Abraão mesmo contra toda a lógica das circunstâncias, já com cem anos, continuou crendo que Deus poderia realmente lhe dar um filho e que através desse filho ele seria pai de um povo enorme. A fé que Abraão teve nos inspira também a confiar nas promessas de Deus para nós. Vale a pena perseverar! Precisamos como ele glorificar a Deus mesmo enquanto esperamos, mesmo quando as circunstâncias dizem o contrário, temos que crer em Deus, Ele é fiel!

V.22-25 Abraão creu na Palavra de Deus que ele teria um filho e nós hoje, devemos crer que Deus enviou Jesus, o qual morreu pelos nossos pecados. Também o ressuscitou para nos justificar e salvar, dando-nos a esperança da ressurreição e da vida eterna. É com essa fé que receberemos a justiça de Deus.

🙏PAUSA PARA MEDITAR

Você tem realmente fé em Deus? Tem fé que Ele está no controle de tudo? Você crê que Ele é capaz de lhe salvar não pelos seus próprios méritos, mas pela graça e misericórdia dEle? Se sim, agradeça pelo privilégio de fazer parte da família de Deus!

Scripture

About this Plan

Romanos - O Evangelho da Graça de Deus

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional baseado no livro de ROMANOS. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.

More