YouVersion Logo
Search Icon

Romanos - O Evangelho da Graça de DeusSample

Romanos - O Evangelho da Graça de Deus

DAY 12 OF 30

📖TEXTO BÍBLICO
Romanos 6.1-14 NVI

Mortos para o pecado, vivos em Cristo

1Que diremos então? Continuaremos no pecado para que a graça transborde? 2De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como ainda viveremos nele? 3Ou vocês não sabem que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também vivamos uma vida nova.

5Se, pois, nos tornamos unidos na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na sua ressurreição. 6Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo pecaminoso seja destruído, de modo que deixemos de ser escravos do pecado, 7pois quem morreu foi justificado do pecado.

8Ora, se morremos com Cristo, cremos que viveremos com ele também. 9Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dentre os mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. 10No que se refere à morte, morreu para o pecado de uma vez por todas; no que se refere à vida, vive para Deus.

11Assim, vocês também se considerem de fato mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. 12Portanto, não permitam que o pecado reine no corpo mortal de vocês, levando‑os a obedecer aos desejos malignos dele. 13Não ofereçam os membros do corpo de vocês como instrumentos de injustiça para o pecado; antes, ofereçam‑se a Deus como quem saiu da morte para a vida; ofereçam os membros do corpo de vocês como instrumentos de justiça para Deus. 14Assim, o pecado não deve ter domínio sobre vocês, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.

❤️COMENTÁRIO AMIGA BÍBLIA
V.1 Não podemos continuar pecando só para a graça e o perdão de Deus ser maior.

V.2 Se realmente temos fé e recebemos a Cristo como Salvador, Ele também deve ser o nosso Senhor, Aquele que nos guia. Quando cremos, decidimos deixar para trás a natureza de pecado, morremos para o pecado e passamos a viver uma vida nova em Cristo.
V.3 O batismo ensinado por João Batista era o batismo de arrependimento. Jesus mesmo sem pecado, sem a necessidade de se arrepender foi batizado quando adulto para nos dar o exemplo. O batismo era e é a pública profissão de fé. Através dele, você mostra ao mundo a decisão que tomou em seu coração, a decisão que você não quer mais levar uma vida de pecado, mas uma vida para Deus.

Quando nos batizamos, mostramos ao mundo que estamos morrendo para a velha vida de pecado e espiritualmente renascendo em uma vida com Deus. Por isso normalmente as igrejas bíblicas praticam o batismo por imersão, ou seja, você é submergido na água para simbolizar de maneira concerta a morte da velha vida. O batismo na época de Jesus era feito quando a pessoa já era adulta. A Bíblia diz que é necessário ter fé para ser batizado, e um bebê não tem esta capacidade ainda. Mas em várias igrejas, quando a criança é pequena, normalmente as crianças são levadas ao culto e juntamente com a família e é feita uma oração de consagração onde abençoamos a criança e os pais assumem um compromisso de ensinar a Palavra de Deus para ela. O principal chamado dos pais é ensinar os filhos no caminho de Deus. Não é apenas mostrar “o caminho”, mas estar com eles “no caminho”. Em todos os momentos, durante a vida cotidiana, devemos ensinar com persistência a Palavra, sendo exemplo para os filhos, como ordenado em Deuteronômio 6.4-9. A igreja é um complemento do que os pais devem ensinar em casa. Diante dos ensinos dos pais, as crianças ou jovens, devem decidir por si mesmos se batizar, quando já entendem o plano de salvação. Por isso que, nas igrejas bíblicas, não existe idade fixa para o batismo, cada um se batiza quando realmente entender e decidir seguir o caminho de Cristo.
V.5 Morremos com Cristo para a velha vida e podemos com Ele também ressuscitar quando Ele voltar.
V.6-7 Como mencionamos em Romanos 3.23, o salário do pecado é a morte. Cristo morreu e nós simbolicamente, através do batismo, também morremos e agora não somos mais escravos do pecado.
V.8-10 Cristo morreu de uma vez por todas. Ele não precisa mais morrer novamente. Nós também quando morremos com Cristo, a morte não tem mais domínio sobre nós.
V.11 Nós morremos para a velha vida de pecado, agora devemos viver para Deus!

V.12-13 Se morremos para o pecado não devemos mais viver na prática dele. Devemos oferecer nossa vida e nosso corpo para servir a Deus. Cristo deu a vida por nós e nós devemos dar nossa vida por Ele, praticando atos de justiça como Ele nos deu o exemplo.
V.14 O pecado não poderá mais nos dominar, pois não estamos mais debaixo da Lei. Lembre-se do que já dissemos, a Lei apontava o erro, porém não tinha condição de salvar. Agora, se morremos com Cristo, não estamos mais debaixo da Lei, mas sim da graça, que nos liberta e nos capacita para vivermos de modo diferente.

🙏PAUSA PARA MEDITAR

Você já creu em Cristo como seu Salvador e O tem realmente, como Senhor de sua vida? Ele ordena a todos os que creem que mostrem ao mundo, através do batismo, que morreram para a velha vida e agora vivem para Ele. Você já tomou essa decisão? Se sim, como tem vivido a sua vida? Ainda é escravo do pecado? Reflita agora, decida-se a ter realmente uma nova vida em Cristo e mostrar para o mundo a sua decisão através do batismo e com mudanças de atitudes.

📖TEXTO BÍBLICO
Romanos 6.15-23 NVI

Escravos da justiça

15E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas da graça? De maneira nenhuma! 16Vocês não sabem que, quando se oferecem a alguém como escravos obedientes, são escravos daquele a quem obedecem — quer escravos do pecado, que leva à morte, quer escravos da obediência, que leva à justiça? 17Mas, graças a Deus, porque, embora tenham sido escravos do pecado, vocês passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. 18De fato, vocês foram libertos do pecado e tornaram‑se escravos da justiça.

19Falo isso em termos humanos, por causa das limitações humanas de vocês. Como ofereceram os membros do seu corpo em escravidão à impureza, que leva mais e mais à iniquidade, assim ofereçam‑se agora em escravidão à justiça, que leva à santidade. 20Quando vocês eram escravos do pecado, estavam livres da justiça. 21Que fruto colheram, então, das coisas das quais agora se envergonham? O fim dessas coisas é a morte! 22Agora, porém, que vocês foram libertos do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. 23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, o nosso Senhor.

❤️COMENTÁRIO AMIGA BÍBLIA
V.15 Estamos livres da Lei, mas isso não nos libera para vivermos uma vida de pecado. V.16 Só temos duas escolhas: sermos escravos do pecado, que gera a morte ou escravos da obediência a Deus, que leva a justiça. Gostaria de compartilhar com você uma ilustração simples que pode lhe ajudar a entender melhor. Se você quiser ser livre das cáries dentárias, você terá que ser escravo da escova de dentes. Para sermos livres do pecado, temos que ser servos de Deus. O pecado escraviza, mas servir a Deus nos liberta! Ele é um Deus amoroso, misericordioso, que nos chama para servi-Lo e nos capacita para vivermos uma nova vida de liberdade, paz e alegria.
V.17 Fomos escravos do pecado, mas pela graça de Deus, aprendemos e passamos a obedecê-Lo! A obediência de coração é a forma que expressamos nosso amor a Deus. A obediência é a marca de um cristão verdadeiro.
V.18 Para ser liberto do pecado, nos tornamos servos da obediência. Vale lembrar que essa obediência não é mais como os judeus interpretavam, que a salvação era alcançada por boas obras, mas agora nós, já salvos, decidimos obedecer como prova de amor e gratidão a Deus. Nosso anseio por obedecer não deve ser mais por medo da condenação. Através da obra de Cristo já somos salvos, e nossa motivação em obedecer e servir é um ato de amor e gratidão a salvação que já recebemos. Reforço, os cristãos verdadeiros devem obedecer, mas sua motivação não é mais por medo da morte, mas por amor ao Senhor.

V.19 Paulo se esforça em explicar de maneira mais simples, para que todos os leitores entendam a sua mensagem. Antes éramos escravos do pecado e isso nos levava a praticar o mal, mas hoje, em Cristo, devemos ser escravos do que é justo e fazendo isso seremos santificados. Gosto do texto de João 17.17 (NVI) onde o próprio Jesus nos diz: “Santifica‑os na verdade; a Tua palavra é a verdade.” Seremos santificados a cada dia que lermos, entendermos e praticarmos o que a Bíblia nos ensina. É a Palavra de Deus que nos levará a santidade. Explicamos melhor o que é santidade no comentário de Romanos 1.6-7.
V.20-21 Quando ainda estávamos no pecado, praticávamos coisas que hoje, após nossa conversão nos envergonhamos de lembrar. O pecado leva a morte.

V.22 Agora, que já entregamos nossa vida a Deus, ficamos livres da morte, e nos tornamos servos de Deus e isso nos levou a santidade, e o fim não é mais a morte, mas a vida eterna!!! Que coisa maravilhosa!

V.23 Paulo conclui esse trecho da carta com um versículo muito profundo, o qual marcou e mudou a minha vida e a vida de muitas pessoas. Todos que entendem isso, se rendem a Jesus. Peço que preste muita atenção e abra seu coração para entender a profundidade destas palavras, escritas por Paulo, mas que na verdade é a própria Palavra de Deus:

“POIS O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE, MAS O DOM GRATUITO DE DEUS É A VIDA ETERNA EM CRISTO JESUS, NOSSO SENHOR!”

Como já aprendemos anteriormente, todos pecaram, todos mereciam a morte, mas Cristo morreu para pagar o castigo que era nosso, morreu em nosso lugar e agora Ele nos dá oportunidade de termos de graça, sem mérito nosso, a vida eterna!

🙏PAUSA PARA MEDITAR

E você já escolheu ser liberto do pecado e se tornar escravo de Cristo? Se já tomou essa decisão, não se esqueça que você não deve mais viver como antes. Agora você está livre da condenação, tem a vida eterna e precisa viver como Cristo viveu. Busque diariamente forças em Cristo para viver uma vida de santidade, digna de um cristão verdadeiro.

Scripture

About this Plan

Romanos - O Evangelho da Graça de Deus

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional baseado no livro de ROMANOS. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.

More