Romanos - O Evangelho da Graça de DeusSample

ROMANOS
📖INTRODUÇÃO A CARTA AOS ROMANOS
A carta aos Romanos foi escrita pelo apóstolo Paulo, provavelmente quando ele estava em Corinto.
Para você entender mais ou relembrar, vamos começar esse plano lendo Atos 9, que conta a história da conversão de Paulo. Ao contrário do que muitos pensam, Paulo não foi um dos Doze Apóstolos. Ele se converteu depois. Se você não sabe esta história, eu já expliquei de forma mais detalhada em outros comentários de cartas de Paulo.
Na introdução desta carta de Romanos, quero especificamente destacar os planos de Deus. Os planos de Deus muitas vezes (ou até a maioria das vezes) são muito diferentes dos nossos.
A igreja de Roma não foi fundada por Paulo; inclusive, ele escreve esta carta sem ter ido até lá uma única vez.
Paulo, em várias cartas, conta-nos que ele tinha desejo de ir para Roma, mas, por diversos motivos, ele foi impossibilitado de ir. Deus tinha outros planos. Paulo foi a Roma anos depois de escrever esta carta, mas não foi como planejava. Ele chegou a Roma como um prisioneiro que passou por um naufrágio e também foi picado por uma víbora. Vale a pena ler pelo menos os capítulos 25 a 28 de Atos. O último capítulo de Atos narra a primeira pregação de Paulo em Roma. Apesar de ele ter chegado lá como prisioneiro, autorizaram-no a morar em uma casa alugada, ficando sob cuidados de um soldado. Porém, ele pode pregar livremente para as pessoas que iam vê-lo. Sua primeira pregação foi aos judeus. Ele chamou a liderança judaica de Roma e explicou que estava lá preso por ser acusado injustamente pelos judeus da Judeia. Assim como Jesus, Paulo também foi perseguido pelo seu próprio povo. Nesta primeira pregação, Paulo explicou claramente o Evangelho, afirmando que Jesus é o Cristo, o Messias aguardado. O texto de Atos narra que alguns entenderam a pregação e creram, porém outros não. Isto ainda ocorre nos dias de hoje. Muitas pessoas ouvem a Palavra de Deus, creem e abrem o coração a Jesus, porém, como o texto de Atos narra, muitos ouvem, mas continuam com o coração duro e não aceitam as verdades de Deus.
Depois desta pregação inicial aos judeus, Paulo decide pregar aos gentios, as pessoas que não eram judeus de nascimento. Este foi realmente o chamado de Paulo: levar a mensagem de salvação aos gentios, porém ele não se esquecia do seu povo, os judeus, e sempre tentava pregar a eles, explicando que Jesus era o Messias.
Agora voltemos novamente à época em que Paulo tinha escrito a carta aos Romanos, aproximadamente dez anos antes de estar lá pessoalmente.
Meditando sobre os planos de Deus, podemos ver que, em tudo, Ele é bom, como Paulo mesmo diz em Romanos 8.28 (NVI): “Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem de todos aqueles que amam a Deus, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Foi bom que Paulo não conseguiu ir pessoalmente a Roma visitar aquela igreja. Se ele fosse, ele falaria ao vivo. Foi plano de Deus não o deixar ir, pois assim o ensino que ele passaria presencialmente se tornou uma carta, na qual abençoou os cristãos de Roma daquele tempo e abençoou e continua abençoando cristãos de todos os lugares por cerca de dois mil anos.
Esta carta é uma preciosidade. Alguns teólogos renomados chamam esta carta de “Evangelho Segundo Paulo”. Alguns dizem que é o maior tratado teológico de todos os tempos, e realmente é! Não tem como ler e não ser impactado pelas verdades complexas esplanadas de forma tão profunda, mas também acessível. Que o Espírito Santo nos ilumine, que a leitura não sejam só palavras, mas toques especiais de Deus na minha e na sua vida. Que possamos ser transformados pelo poder da Palavra de Deus!
Na carta, Paulo cita desde Adão e Eva até a volta de Cristo, explica a condição do homem pecador, o amor de Deus, sobre judeus e gentios, salvação pela graça, entre outros assuntos magníficos. Diante disso, eu sempre digo que este é meu livro preferido. Lembro-me com lágrimas quando o li pela primeira vez e cheguei até o capítulo 8, versículo 39, que nos diz: “Nada será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, o nosso Senhor.”
É impactada por este grande e infinito amor que eu escrevo esta introdução e lhe convido a mergulhar na sabedoria de Deus, que foi entregue a Paulo e repassada a nós.
⛪IGREJA DE ROMA
Como já dito, a igreja de Roma não foi fundada por Paulo, mas ele tinha notícias dela e tinha grande amor e desejo de estar com os irmãos para compartilharem sobre as coisas de Deus.
Vale destacar que a igreja era composta de judeus convertidos ao cristianismo e também gentios, que foram alcançados pela graça de Deus. Justamente por esta mistura, Paulo destaca muito que os dois formam um só povo em Cristo e explica textos do Velho Testamento, porém com o novo entendimento, à luz de Cristo, ou como o próprio Paulo diz, “o mistério que estava oculto” foi revelado em Cristo. Tudo já estava registrado na Palavra, no caso no Velho Testamento, porém, até Cristo vir, eles não entendiam a verdade. Com a vinda de Cristo e o auxílio do Espírito Santo, agora temos o “mistério” revelado, a salvação é pela fé em Cristo, como está descrito em Romanos 3.22 (NVI): “justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem.”
Scripture
About this Plan

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional baseado no livro de ROMANOS. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.
More









