YouVersion Logo
Search Icon

Doses de Cura para a Identidade em CriseSample

Doses de Cura para a Identidade em Crise

DAY 9 OF 10

Deus nos dá uma identidade de acordo com nosso futuro potencial, enquanto o mundo tenta nos forçar uma identidade baseada nas circunstâncias de nosso passado.

Um exemplo disso ocorreu no nascimento de Benjamim (Gênesis 35:16-18). Quando sua mãe, Raquel, estava em trabalho de parto, ela sentiu dores além do normal. Antes de morrer, ela chamou seu filho Benoni, que significa “filho da minha aflição”. Aquela criança ficaria marcada a vida inteira por causa das condições difíceis de seu nascimento. Seu pai, porém, enxergando seu futuro profético, trocou seu nome para Benjamim ou “filho da felicidade”.

O mundo também nos impõe uma identidade com base em nossas falhas. Jacó nasceu segurando o calcanhar de seu irmão, razão pela qual lhe deram o nome de “suplantador” ou “usurpador” (Gênesis 25:26). Enquanto Jacó carregou essa identidade, agiu de acordo com ela: ele enganou Esaú a vender-lhe seu direito de primogenitura e iludiu seu pai a abençoá-lo no lugar de seu irmão. Para que Deus pudesse abençoar Jacó, Ele precisou mudar sua identidade para “Israel”, identificando-o como “um príncipe que luta com Deus e com os homens e prevalece” (Gênesis 32:28).

A identidade sela destinos. O destino de Abrão e Sarai estava limitado por sua identidade cultural. Enquanto sua identidade permanecesse a mesma, a promessa divina de torná-los um “grande povo” (Gênesis 12:2) não poderia se cumprir. Antes que o Senhor operasse o milagre de fazer a estéril dar à luz, Ele mudou seus nomes para Abraão, “o pai de todas as nações”, e Sara, “a princesa”.Note que Deus fez a promessa antes de mudar a identidade de Abrão e Sarai. É nossa identidade que tem que se formatar à promessa de Deus e não o contrário!

Um detalhe importante é que, antes de mudar seu nome, Deus se revelou a Abrão como o “Deus Todo-Poderoso” (Gênesis 17). Esse é um padrão que vemos por toda a Bíblia: antes de mudar identidades, o Senhor primeiro apresenta Seu Nome. É conhecendo a identidade do Criador que nossa verdadeira identidade vem à tona!

Quando o mundo muda identidades, é sempre para pior, como foi no caso de Daniel, que se chamava “Deus é meu juiz”, e foi chamado na Babilônia de Beltessazar ou “Bel proteja sua vida” (Daniel 1:7), em uma tentativa do inimigo de afastar a justiça de Deus sobre aquele jovem levado para o cativeiro. O Senhor, por sua vez, sempre muda identidades para melhor. Por quê? Porque, ao tirar a identidade do mundo e nos dar uma nova identidade, o objetivo de Deus é que sejamos chamados pelo Seu Nome Santo!

About this Plan

Doses de Cura para a Identidade em Crise

Crises de identidade testam quem verdadeiramente somos, mas se, ao invés de permanecermos divididos e confusos, buscarmos o auxílio de nosso Criador, descobriremos nossa identidade em Cristo e terminaremos mais seguros, resistentes e confiantes para alcançar a plenitude do potencial que o Senhor planejou para nós desde antes de nosso nascimento.

More