Doses de Cura para a Identidade em CriseSample

Em seu primeiro encontro com Jesus, Pedro teve sua identidade transformada de “pescador de peixes” para “pescador de homens” (Lucas 5:10). Após receber a revelação de que Jesus era o Messias, seu nome foi mudado de Simão para Pedro, transformando-o na pedra sobre a qual a Igreja seria edificada (Mateus 16:18).
A nova identidade de Pedro o identificou com Jesus (Mateus 26:69-75), a ponto dele ser reconhecido por andar com “Jesus, o galileu”. Jesus não era proveniente da Galiléia, porém, seu ministério foi poderoso nessa região, onde ele ensinou, pregou o Evangelho e curou toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo (Mateus 4:23). A nova identidade de Pedro fez com que as pessoas identificassem nele a mesma manifestação do poder e dos sinais de Cristo.
Pedro também foi reconhecido por estar com “Jesus, o Nazareno”. Jesus nasceu em Belém, mas, por habitar em Nazaré, foi chamado “nazareno” (Mateus 2:23). A identidade de Pedro como discípulo de Cristo alterou suas origens. Sua cultura, interesses, comportamento e modo de agir passaram a identificá-lo com o reino de Deus ao invés do reino da terra.
Pedro ainda foi reconhecido pelo seu “modo de falar”. A identidade restaurada de Pedro mudou as palavras de sua boca ao ponto de, em Atos 4:13 ARA, lermos: “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus”. Mesmo sendo um pescador iletrado, a companhia de Jesus fez com que Pedro discursasse com confiança e sabedoria.
Apesar disso, Pedro negou sua identidade em Cristo três vezes, por medo da perseguição que poderia sofrer após a prisão do Mestre. Enquanto desmentiu sua identidade, ele sofreu um amargo arrependimento.
Aquele teste abalou tanto a Pedro que ele resolveu voltar a ser pescador de peixes. Enquanto se distanciou de sua verdadeira identidade, ele não foi bem-sucedido, nem reconheceu a Jesus (João 21:3-4). Uma identidade fragmentada produz cansaço, mas se canalizarmos nossas forças para conhecer mais a identidade de Jesus, até fora de hora o mar se enche de peixes!
Pedro precisava ser redirecionado. Por três vezes, Jesus lembrou-o de sua vocação: “Pastoreia as minhas ovelhas”. Em todas elas, Jesus conectou a pergunta “tu me amas?” ao chamado de Pedro. Quem verdadeiramente ama a Jesus escolhe render sua identidade a ele!
Qual foi a reação imediata de Pedro? Perguntar a Jesus se João igualmente sofreria para cumprir seu chamado! A comparação quase fez Pedro desistir de assumir a identidade de seu propósito!
Essa história nos ensina que o objetivo dos testes, crises e afirmações de personalidade não é forjar nossa própria identidade, e sim, fazer com que nossa identidade nos identifique com Jesus!
Se você gostou desse plano, siga o perfil “Isabella Barros” no YouVersion para conhecer os demais planos bíblicos da autora e não deixe de se inscrever no site Resposta na Palavra para receber gratuitamente outras mensagens devocionais CLICANDO AQUI.
About this Plan

Crises de identidade testam quem verdadeiramente somos, mas se, ao invés de permanecermos divididos e confusos, buscarmos o auxílio de nosso Criador, descobriremos nossa identidade em Cristo e terminaremos mais seguros, resistentes e confiantes para alcançar a plenitude do potencial que o Senhor planejou para nós desde antes de nosso nascimento.
More