Amiga Bíblia Comentário Devocional - EfésiosSample

TEXTO BÍBLICO
Efésios 2.11-22
A unidade em Cristo
11Portanto, lembrem‑se de que antes vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que, 12naquela época, vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. 13Agora, porém, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados pelo sangue de Cristo.
14Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, 15anulando no seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem e, assim, estabelecer a paz 16e reconciliar com Deus os dois em um só corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. 17Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, 18pois por meio dele ambos temos acesso ao Pai por um mesmo Espírito.
19Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, 21no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar‑se um templo santo no Senhor. 22Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.
COMENTÁRIO BÍBLICO AMIGA BÍBLIA
Aqui Paulo cita duas palavras que são importantes para você entender melhor este trecho e todo o restante desta carta, por isso antes de começar, vou lhe explicar o significado delas.
-Gentios: a palavra usada pelos judeus para denominarem as pessoas que não eram judias. Os judeus consideravam-se superiores aos gentios. Se você já estudou os Evangelhos, lembra das passagens que lemos sobre isso. Eles se achavam donos da verdade.
-Circuncisão: Deus, na Lei dada através de Moisés no Velho Testamento, exigia que todos os meninos judeus fossem circuncidados no oitavo dia após o seu nascimento, o que consistia em um corte na genitália masculina que pode ser comparada com uma cirurgia de fimose atualmente. Os judeus se orgulhavam de terem esta marca no corpo. Paulo sempre ressalta que de nada adiantava a marca, se não fosse acompanhada de obediência.
Bem, agora sabendo o significado destas duas palavras, vamos entender o texto.
V.11-13 A igreja de Éfeso era composta por judeus convertidos e também por gentios. Paulo fala agora para os "gentios", os não judeus, para eles se lembrarem que antes de conhecerem a Cristo, eles eram desprezados, chamados de "incircuncisos" ou seja, não tinham a marca no corpo que pertenciam a Deus. Naquela época eles nem conheciam a Deus, estavam separados do povo de Deus, do povo de "Israel".
Estes gentios a quem Paulo escreve deveriam se lembrar que estavam antes perdidos, sem esperança e sem Deus, mas agora eles não estavam mais longe, mas através do sangue de Cristo, foram aproximados de Deus.
É importante entender a história. Os judeus achavam que só eles seriam salvos e se gabavam disso. Porém a salvação foi estendida a todos, pela graça de Deus, por meio da fé, conforme aprendemos no trecho anterior. Agora não tem diferença se tem descendência judia ou não. Que lindo isto! Por isso que Paulo fala no começo da carta que todos somos como filhos adotivos.
V.14-15 Cristo é a nossa paz. O que mais o homem precisa além disso? Através de Jesus foi destruída a barreira entre judeus e gentios e através dEle, todos os que creem formam um só povo. A salvação não é por obediência a mandamentos e regras que devemos cumprir. Cristo já cumpriu tudo. Ele morreu em nosso lugar, dando-nos o direito da salvação através da misericórdia e graça dEle por meio da nossa fé.
A Ele toda honra e toda glória!
V.16 O objetivo da morte de Cristo era nos reconciliar com Deus! Fazer de todos os cristãos, tanto judeus como gentios, um só povo.
V.17-18 Jesus veio anunciar paz àqueles judeus que estavam mais perto, mas também aos gentios que pareciam estar mais longe e através do Espírito Santo todos tem acesso a Deus.
Lembra da história da vida de Paulo? De sua conversão? Como ele perseguiu os cristãos? Por ser um judeu fanático, ele tinha muita raiva dos gentios, mas Deus o chamou justamente para pregar o evangelho aos gentios. Algo que nenhum judeu achava que poderia acontecer. Deus falou ao coração de Paulo para ir pregar aos gentios e muitos se converteram e valorizaram ainda mais a salvação. Os judeus sempre diziam que os gentios não seriam salvos, e até os gentios criam que nunca mereceriam ser salvos, mas através do amor de Deus em Cristo, pela graça eles puderam receber a salvação. Já ouviu que quem foi mais perdoado mais é grato? E é assim que os gentios se sentiam. É assim que também devemos nos sentir!
V.19 Os gentios que "não eram nada" agora são chamados santos e membros da família de Deus! Olhe, que alegria! É esta alegria que temos que sentir também!
V.20-22 Paulo compara a igreja como um edifício. A igreja não é o templo, não é a estrutura em si, mas a igreja são pessoas, somos nós, quando nos reunimos com outros cristãos. Mesmo assim ele compara como um edifício, o qual é bem ajustado cujo o alicerce é Cristo como pedra principal e o ensino dos apóstolos e dos profetas os fundamentos. Vale ressaltar que tudo o que precisamos saber sobre Deus e a Sua doutrina está na Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus e não existe nada, por mais “espiritual” que seja, que possa substituir ou se comparar com a Palavra de Deus. É a Palavra de Deus que ajusta nossas vidas. Ela é base sólida desse edifício espiritual. Se tivermos fundamentados em outras coisas, a base estará corrompida e o edifício vai cair. O objetivo desse fundamento sólido é se tornar um santuário, algo dedicado especialmente a Deus. Nesse edifício espiritual que é a Igreja, nós estamos sendo edificados juntos, vamos aprendendo, nos ajustando para nos tornarmos a morada de Deus através do Seu Espírito.
PAUSA PARA MEDITAR
E você? Seu coração é extremamente grato pela salvação que recebeu? Entende que não éramos dignos, mas em Cristo recebemos acesso a família de Deus? Como igreja, unidos com outros cristãos, juntos vamos nos aperfeiçoando através da Palavra para crescermos na fé e sermos cada dia mais parecidos com Cristo.
Scripture
About this Plan

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional baseado no método “Amiga Bíblia”. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.
More
Related Plans

When God Says “Wait”

Making the Most of Your Marriage; a 7-Day Healing Journey

From PlayGrounds to Psychwards

And He Shall Be Called: Advent Devotionals, Week 5

Blessed Are the Spiraling: 7-Days to Finding True Significance When Life Sends You Spiraling

Ruins to Royalty

War Against Babylon

When God Doesn't Make Sense

Lies & Truth Canvas
