YouVersion Logo
Search Icon

Amiga Bíblia Comentário Devocional - EfésiosSample

Amiga Bíblia Comentário Devocional - Efésios

DAY 9 OF 14

TEXTO BÍBLICO
Efésios 4.17-32

Instruções sobre a vida cristã

17Assim, eu digo a vocês, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, na inutilidade dos seus pensamentos. 18Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus pela ignorância em que estão, por causa do endurecimento do seu coração. 19Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à devassidão, cometendo com avidez toda espécie de impureza.

20Todavia, não foi isso que vocês aprenderam de Cristo. 21De fato, vocês ouviram falar dele e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. 22Quanto à antiga maneira de viver, dispam‑se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, 23para serem renovados no modo de pensar e 24se vestirem do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e santidade provenientes da verdade.

25Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade uns aos outros, pois todos nós somos membros de um mesmo corpo. 26“Quando ficarem irados, não pequem”. Não permitam que o sol se ponha enquanto durar a ira de vocês 27e não deem lugar ao Diabo. 28O que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo o que é bom com as próprias mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.

29Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que transmita graça aos que a ouvem. 30Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. 31Livrem‑se de toda amargura, indignação, ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. 32Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando‑se mutuamente, como Deus os perdoou em Cristo.

COMENTÁRIO BÍBLICO AMIGA BÍBLIA
V.17 Paulo fala e insiste para não vivermos mais como as pessoas que não conhecem a Deus. Não vivamos mais baseados no que pensávamos antes, quando ainda não conhecíamos a Cristo.

V.18 Devemos mudar nosso modo de pensar. Paulo reforça isso também em Romanos 12.1-2: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem‑se pela renovação da sua mente, para que vocês experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Não podemos endurecer nosso coração de maneira que ele não possa ser moldado pela Palavra de Deus.
V.19 "Tendo perdido toda a sensibilidade, se entregaram a depravação". Deus colocou em todo o ser humano um senso de "certo e errado" mesmo que a pessoa não conheça toda a Lei de Deus ela tem uma consciência, Paulo fala isso no começo da carta aos Romanos no capítulo 1 e também em 2.12-16. Porém, quando a pessoa passa a ignorar essa consciência, perde o "padrão moral" que Deus instituiu para o ser humano, fazendo o que é errado, se acostumando tanto com isso que passa a não sentir mais “peso na consciência” quando comete erros e isso a Bíblia chama de iniquidade. É quando o pecado se torna algo "normal e rotineiro" e já não traz mais nenhum sentimento de culpa, ou esta culpa é ignorada. Temos que estar atentos para que isso não aconteça em nossas vidas.

V.20 Não foi para iniquidade que Cristo nos chamou.
V.21 Nós estamos aprendendo sobre Cristo, e quanto mais aprendemos, mais devemos seguir essa verdade.
V.22 Antes de conhecermos mais a Deus, tínhamos uma ideia de fé, de mundo, porém agora que estamos aprendendo os ensinos de Deus através da Bíblia, temos que nos "despir", das coisas velhas de antes, as quais "achávamos certas". Paulo fala sobre isso também em Colossenses 3.9-14. Meditando neste texto, me lembrei de uma borboleta. Antes ela era lagarta, vivia como lagarta, feinha, porém uma hora ela tem que tirar aquela casca e mudar, transformando-se em uma linda borboleta. Nós também, devemos nos deixar transformar por Cristo e assim, seremos também pessoas cada dia mais lindas, parecidas com Ele.
V.23 Renovar nosso modo de pensar, falamos sobre isso no versículo 17. Temos que entender que muita coisa que aprendemos ou entendemos do nosso jeito não é a realidade, não é o certo. Como podemos mudar nossa maneira de pensar? Lendo a Bíblia e meditando no que ela diz. Renovar a maneira de pensar é o primeiro passo para mudarmos nossas ações e mudando nossas ações, conforme o que estamos aprendendo, nos levará a santificação.
V.24 Paulo fala para tirarmos a roupa antiga e agora fala para nos revestirmos de uma nova roupagem, como um novo homem, uma nova criação, para sermos semelhantes a Deus, que é justo e santo. Conseguiremos essa mudança, aprendendo a verdade e isso nos levará à prática daquilo que assimilamos.
V.25 Quando falo sobre pecado, principalmente para as crianças, uso a ideia da mentira. Pois é "um pecado comum". Mas não deveria ser... foi com a estratégia da mentira que Satanás enganou Eva, lá no Éden e é assim que Satanás faz até hoje. Ele usa mentiras para nos enganar. A Bíblia fala em João 8.44 que Satanás é o pai da mentira e quem mente segue a ele.
V.26-27 Este é um texto que temos que entender bem. "Quando ficarem irados, não pequem". Entendo que podemos até ficar bravos, mas por motivos realmente verdadeiros, não pelo nosso ego. Devemos também refletir o que vamos fazer com essa ira. Podemos discutir, brigar, ofender, humilhar, nos vingar etc. Esse é o risco! Mas Paulo dá uma instrução: apaziguem a irá antes do sol se pôr. Ele ainda completa "não deem lugar ao Diabo"! Eu entendo que quando dormimos bravos, brigados com alguém, podemos jogar o problema "para baixo do tapete", mas se não for resolvida, essa ira poderá vir à tona a qualquer hora. Podemos até maquinar uma vingança e muitas outras coisas. Por isso, Paulo exorta para resolvermos as questões no mesmo dia, para não deixarmos uma brecha para que o problema cresça e piore.
V.28 Neste versículo além de nos fornecer conceitos, Paulo passa a dar exemplos práticos de mudanças que precisam ocorrer em nossas vidas. Se você roubava, não roube mais, mas trabalhe para o seu sustento e também para ajudar aos outros.
V.29 “Nenhuma palavra torpe saia da nossa boca”, isso pode ser palavrão, maldição, fofoca e coisas semelhantes. Mas o que sair de nossa boca, deve ser útil para edificar aos outros. Talvez precisemos ficar mais calados...
V.30 Como já aprendemos no começo da carta, Efésios 1.13, quando decidimos de coração entregar nossas vidas a Jesus, recebemos um selo, uma marca que é o Espírito Santo. Quando fazemos essa entrega com a mente e o coração, o Espírito Santo (que é o próprio Deus) passa a habitar em nós e nunca mais sairá. Se andarmos em um caminho errado, Ele estará em nós e verá tudo. Ele não vai sair de nós, mas vai se entristecer. O Espírito Santo é o próprio Deus em nós e Ele quer nos ver crescendo, e não voltando ao pecado. Pensar profundamente sobre isso deve nos levar a mudarmos muitas coisas que fazemos em nosso dia-a-dia.
V.31 Mais exemplos práticos: livrem-se, isso quer dizer que algo nos prendia. Livre-se da amargura, isso não faz bem para você mesmo. Livre-se da indignação, ira, gritaria e calúnia. Pecados da língua devem ser deixados para trás.
V.32 Livrem-se do que é ruim e no lugar disso: seja bondoso, compassivo, perdoe! Perdoe como Cristo lhe perdoou. Você tem alguma mágoa de alguém? Alguém te fez mal e você não consegue perdoar? Perdoe e livre-se disso! Cristo nos perdoou, mesmo que não mereçamos, nós devemos fazer o mesmo, é assim que Cristo nos ensina na oração do Pai Nosso que está registrada em Mateus 6.9-15. Se não perdoarmos, nós também não seremos perdoados.

PAUSA PARA MEDITAR

E você? Se você é um cristão verdadeiro deve viver como Cristo. Pode parecer muito difícil, mas junto com outros irmãos, buscando a Deus, se fortalecendo no conhecimento dEle através da Palavra e orando, o Espírito Santo lhe mostrará o que você precisa mudar e irá te ajudar nisso!

About this Plan

Amiga Bíblia Comentário Devocional - Efésios

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional baseado no método “Amiga Bíblia”. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.

More