YouVersion Logo
Search Icon

Amiga Bíblia Comentário Devocional - EfésiosSample

Amiga Bíblia Comentário Devocional - Efésios

DAY 4 OF 14

TEXTO BÍBLICO
Efésios 2.1-10

A nova vida em Cristo

1Vocês estavam mortos nas suas transgressões e nos seus pecados, 2nos quais costumavam viver, quando seguiam os padrões deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora atua nos filhos da desobediência. 3Antes, todos também vivíamos como eles, satisfazendo os desejos da nossa natureza pecaminosa, realizando as vontades e os pensamentos dela. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. 4Todavia, Deus, por ser rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5deu‑nos a vida com Cristo quando ainda estávamos mortos nas transgressões — pela graça vocês são salvos. 6Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos assentou nas regiões celestiais em Cristo Jesus, 7para mostrar, nas eras por vir, a incomparável riqueza da sua graça, demonstrada na sua bondade para conosco em Cristo Jesus. 8Pois pela graça vocês são salvos, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9não por obras, para que ninguém se glorie. 10Porque fomos feitos por Deus, criados em Cristo Jesus, para boas obras, as quais Deus preparou previamente para que andássemos nelas.

COMENTÁRIO BÍBLICO AMIGA BÍBLIA
V.1-2 Lembra que falamos que "o salário do pecado é a morte" ? Então, se pecamos estamos mortos. Mas aqui fala que "estávamos mortos em nossos pecados", está no passado, isso porque depois que aceitamos a Cristo como nosso Salvador e Senhor passamos a viver para Deus. Mas quem ainda vive na desobediência, não se arrependeu nem entregou sua vida realmente a Deus, continua espiritualmente morto. Acho interessante uma coisa que acontece quando saio para dar uma voltinha de carro com o meu marido, Rodrigo. Ele olha para as pessoas nas ruas e diz: “Você já pensou que a maioria dessas pessoas andando na rua podem estar mortas espiritualmente?” É chocante pensar assim, mas talvez seja necessário, pois entender essa realidade deve nos impulsionar a pregar o Evangelho, a pregar a vida nova que só Jesus pode nos dar.
V.3 Todos nós, antes de aceitarmos a Cristo, vivíamos no pecado, fazendo o que queríamos e por isso mereceríamos a ira de Deus, a morte eterna.
V.4-5 Vivíamos na vida de pecado, éramos mortos espiritualmente, porém, Deus, que é rico em misericórdia (expliquei sobre isso no início da carta) nos perdoou, mesmo não sendo merecedores, e por Seu amor nos deu vida em Cristo. Estávamos mortos com os nossos pecados, agora com Cristo estamos vivos! Isso pode acontecer pela graça de Deus! Pela sua misericórdia não recebemos o castigo e pela sua graça recebemos a salvação. Preste atenção nessa frase, é a chave para entendermos muitas coisas, entre elas, compreender com profundidade o plano de Deus para nossa salvação.
V.6 Através de Cristo ressuscitamos da nossa morte, que era consequência do pecado, e agora temos a alegria, através de Jesus, de podermos ir para o céu.
V.7 Mesmo sem merecer, recebemos a salvação. Essa salvação não por merecimento e sim pela misericórdia e graça, é a prova para todos nós vermos o quanto Deus é bom.
V.8-9 VERSÍCULOS IMPORTANTÍSSIMOS
“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”
Nossa salvação é através da graça de Deus (um favor que não merecíamos), algo que Ele nos concede apesar de não merecermos. Conseguimos alcançar essa salvação por meio da fé em Jesus. Isso não vem de nós mesmos, é dom, quer dizer é presente de Deus para nós.
Preste atenção, pois este texto é uma das bases da verdadeira fé cristã e ele vai totalmente ao oposto do que aprendemos desde crianças. Aprendemos que temos que ser bonzinhos, ajudar os outros, não mentir etc. Temos que fazer tudo isto para sermos salvos. Mas... preste bem atenção e releia acima os versículos 8 e 9. Falo isso porque quando entendi fiquei chocada! É bem diferente do que eu aprendi desde que nasci. A salvação não é por obras e não só isso, não é por obras para ninguém se gloriar, ou dizer que é melhor do que os outros. Entende? A salvação não é mérito nosso. É só pela graça de Deus, todo o mérito é dEle. Para nós só resta com fé aceitar. Conforme já falamos, para sermos salvos, precisamos nos arrepender dos nossos pecados, entender que por nós mesmos não conseguimos ser perfeitos e por isso mereceríamos a morte. Precisamos crer que Cristo morreu por nós e por isso, entregamos a vida a Ele, e O deixamos ser o Senhor da nossa vida. Você já tomou verdadeiramente essa decisão? A salvação não é mérito nosso e justamente por isso confiamos e louvamos ainda mais a Deus.
V.10 Somos salvos pela graça de Deus por meio da fé com um propósito. Fomos criados para fazer boas obras, as quais Deus, já tinha as preparado para nós fazermos.
Talvez eu tenha lhe deixado confuso... Primeiro falo que as boas obras não nos levam para o céu e depois falo que Deus preparou boas obras para nós fazemos? Vou te explicar melhor. As pessoas que tem fé em Jesus e que já receberam a salvação pela graça, agora fazem boas obras não para serem salvas, mas sim para glorificar a Deus. As boas obras não salvam, mas elas são consequência de quem é salvo. O cristão verdadeiro não faz boas obras para receber a salvação, mas faz como gratidão e obediência, pois já é salvo. Ele faz boas obras para servir ao Senhor Jesus. A diferença está na motivação. Muitos fazem boas obras pensando que assim irão “pagar” ou merecer a salvação, porém nada do que façamos pode pagar os pecados que cometemos. Não existe em nenhum lugar da Bíblia que ensina que fazer boas obras compensem o nosso pecado. Não vale pecar e depois fazer uma boa ação para “compensar”! A única maneira de apagar nosso pecado é com a morte, e Cristo morreu justamente por isso. Ele pagou por nós o preço que nunca conseguiríamos pagar, e por isso, pela fé, O temos como Salvador. Devemos também tê-Lo como Senhor. Ele nos mostra o que devemos fazer, e nós como servos fiéis devemos praticar as boas obras que Ele espera que pratiquemos.

É importante também citar um trecho da carta de Tiago, capítulo 3, para não corrermos o risco de irmos a outro extremo. Já que aprendemos que boas obras não salvam, podemos ser tentados a dizer apenas que temos fé. Tiago nos diz que “a fé sem obras é morta”. Não adianta dizermos que temos fé em Jesus se não vivermos como Ele nos ensina, buscando uma vida de obediência e prática de boas obras, seguindo o exemplo do nosso Senhor Jesus. As obras não salvam, porém quem é cristão verdadeiro pratica boas obras como gratidão e obediência.

PAUSA PARA MEDITAR

E você? Já tinha o entendimento que não somos salvos pelo que fazemos, mas sim pela fé no que Cristo fez por nós? Pare um pouquinho. Releia o texto e a explicação e peça ao Espírito Santo para sondar o seu coração. Será que você realmente já tomou a decisão de crer em Cristo como Salvador? O cristão verdadeiro, além de crer em Cristo como Salvador, também O tem como Senhor, O serve e O obedece praticando boas obras. As boas obras não salvam, mas são a consequência da vida do cristão verdadeiro. O que você vai mudar na sua vida a partir de hoje?

About this Plan

Amiga Bíblia Comentário Devocional - Efésios

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional baseado no método “Amiga Bíblia”. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.

More