YouVersion Logo
Search Icon

Eu SouSample

Eu Sou

DAY 6 OF 7

Eu Sou - O Caminho, a Verdade e a Vida

Em certa ocasião, Calvino escreveu em seu comentário de João: "Toda a fé e conhecimento que a felicidade do homem tem está em Deus; porém, errarão a esse respeito aqueles que buscarem a Deus em outro lugar além de Cristo; ao fazerem isso, eles o rasgam, por assim dizer, de sua verdadeira e sólida Deidade" (Fiel, 2015, p. 92).

O capítulo 14 de João está dentro do mesmo contexto do capítulo anterior, quando Jesus está à mesa com Seus discípulos, celebrando a ceia. Ele lava os pés dos discípulos, ensinando-lhes a humildade e o serviço ao próximo (13.1-20). Em seguida, após Judas se ausentar para trair o Mestre (vv. 21-30), Jesus ensina um novo mandamento aos que estavam com Ele: o amor (vv. 34-35). Neste ponto da história, Cristo adverte os discípulos, como havia avisado aos judeus em outra ocasião (Jo 7.34), de que Ele iria para um lugar onde os discípulos não poderiam ir (Jo 13.33) – predizendo Sua prisão, sofrimentos e morte. Então, Pedro pergunta para onde Jesus estava indo e o porquê de não poder segui-lo. Jesus o avisa de que, naquele momento, ele não poderia segui-lo, mas o faria mais tarde; também o adverte que Pedro O negaria por três vezes (vv. 36-38). Ao término desta palavra difícil para os discípulos, Jesus os conforta com uma promessa maravilhosa, onde fala da casa do Pai, das moradas destinadas a todos os Seus discípulos e de Seu retorno para os buscar (Jo 14.1-3). O Senhor diz a eles que eles conheciam o caminho para chegar ao Pai e a essas moradas eternas que seriam preparadas para eles, mas Tomé questiona qual seria esse caminho (vv. 4-5). A partir deste ponto, entramos em nosso texto. Jesus responde dizendo que Ele é o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode ir ao Pai se não for por meio d'Ele (v. 6). É sobre esta afirmação de Jesus que eu gostaria de compartilhar com os irmãos.

1. Eu Sou o Caminho.

Em primeiro lugar, Jesus afirma claramente que Ele é o Caminho. Muito provavelmente, os discípulos estavam em dúvida sobre a que caminho Jesus estava se referindo, e todas essas dúvidas se catalisaram na pergunta de Tomé: “Não sabemos para onde vais; como saber o caminho?”

Jesus responde afirmando categoricamente o que é e quem é este caminho. É Ele mesmo. Cristo é o Caminho, uma estrada, o único meio pelo qual galgamos o acesso a Deus e às moradas eternas. Confiramos o que diz Hebreus 9.1-9, onde o autor da carta nos revela que o sacrifício no Santo dos Santos apontava Cristo como o Caminho.

Em nossa vida natural, perdidos e sem Cristo, tateamos o escuro de nossa queda procurando o caminho para a salvação. Jesus se revela ao Seu povo como este caminho. Ele um dia se revelou a você como este caminho. Temos a oportunidade, dada por Deus, de trilharmos esta senda, caminhando em direção ao céu. Basta crer em Jesus como este Caminho; basta seguir os Seus ensinamentos (Jo 14.15); basta vivermos como Ele viveu (I Co 4.16; 11.1; Ef 5.1; Fp 3.17; I Ts 1.6). Você já está caminhando nesta estrada maravilhosa? Se não, convido você, meu amigo, a vir caminhar nela.

2. Eu Sou a Verdade.

Em segundo lugar, Jesus afirma que Ele é a Verdade. Aqui, Jesus faz um contraste muito importante sobre a verdade. João registra as palavras de Jesus, usando um termo (ἀλήθεια, álêtheia) que denota não apenas a verdade como algo verídico, um fato, mas como a Verdade Divina, Sua existência e Sua Palavra. Isso contrasta com a idolatria, as fábulas pagãs e as tradições judaicas.

Por essa razão, Jesus se apresenta como A Verdade, pois Ele é essa verdade de Deus, agora encarnada, sendo Ele mesmo o mestre dessa verdade.

Ora, se estamos no caminho e este caminho é trilhado pela fé em Jesus, devemos crer que Sua Palavra é a Verdade, pois Ele é a verdade de Deus. E, se cremos que Ele é a verdade, devemos viver essa verdade, assim como devemos trilhar o caminho. Nossa conduta deve ser verdadeira, íntegra, com propriedade, demonstrando virtude em Deus. Em João 3.21, aprendemos que o crente que crê na Verdade também vive e faz a verdade, como o texto no original nos aponta (ὁ δὲ ποιῶν τὴν ἀλήθειαν, “aquele que faz a verdade”). Você tem feito a verdade ser uma realidade em sua vida? Você tem vivido a verdade? Pensemos sobre isso.

3. Eu sou a Vida.

E, por fim, Jesus declara sobre Si mesmo como sendo a Vida. Ele é a vida, pois a vida estava n'Ele desde a criação, sendo a nossa luz (Jo 1.4). Refere-se à vida eterna que Deus, por meio de Cristo, oferece a todos os que são Seus. Jesus é o verdadeiro Cristo, o Filho de Deus, a personificação da verdade, a autorrevelação de Deus aos homens, sendo também a vida eterna (I Jo 5.20).

E o que fazer para obter a vida eterna? A Bíblia nos responde a essa pergunta. Jesus disse em João 8.32, 36: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. [...] Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João declara que: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

Você crê que Jesus é o caminho, a verdade e a vida? Você já possui essa vida em seu interior? Talvez você esteja se perguntando: como posso ter a vida eterna? Respondo a você: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Rm 10.9).

Creia e entregue-se ao que Cristo fez por você na Cruz do Calvário, e assim você andará no caminho, conhecerá a verdade e viverá a vida eterna.

Quero encerrar com uma citação de Thomas de Kempis, que diz: Sigam-me. Eu sou o caminho e a verdade e a vida. Não é possível andar fora do caminho, não é possível conhecer fora da verdade, não é possível viver fora da vida. Eu sou o caminho pelo qual vocês devem andar; a verdade em que vocês devem crer; a vida na qual vocês devem pôr sua esperança. Eu sou o caminho inerrante, a verdade infalível, a vida infindável. Eu sou o caminho reto, a verdade absoluta, a vida verdadeira, bendita, não-criada. Se vocês permanecerem no meu caminho, conhecerão a verdade, e a verdade os libertará, e tomarão posse da vida eterna. (Imitação de Cristo, 51.6)

---------------------------------------------

Questões para reflexão:

1.O que significa, para um cristão, viver de acordo com o "Caminho" que Jesus ensinou em João 14.6?

1.O que significa para os discípulos a declaração de Jesus de que Ele é "a Verdade"?

2.O que Jesus promete fazer após preparar as moradas para os Seus discípulos, conforme João 14.3?

---------------------------------------------

Demetrius Dourado Farias, pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana de Manaus.

Scripture

About this Plan

Eu Sou

A IPMANAUS apresenta a você o plano de leitura "Eu Sou", com 7 reflexões sobre as características de Jesus e como Ele se revela em nossas vidas. A cada devocional, somos convidados a contemplar aspectos essenciais de Cristo: Jesus, o Pão da Vida, a Luz do Mundo, a Porta das Ovelhas, o Bom Pastor, a Ressurreição, o Caminho, a Verdade e a Vida, e a Videira Verdadeira. Uma jornada profunda para conhecer mais sobre o Salvador, nossa esperança e a fonte de vida eterna.

More