Eu SouSample

Eu Sou - O Bom Pastor
O pastor de ovelhas sempre foi um personagem muito conhecido nos tempos bíblicos. Isto porque a região da Palestina era muito agropastoril e favorecia a formação de rebanhos, sendo os de ovelhas os mais comuns. Todo israelita tinha contato com pastores de ovelhas e sabia distinguir entre um pastor verdadeiro, que se dedicava de corpo e alma ao rebanho, e o pastor mercenário, que trabalhava apenas para obter rendimentos financeiros. É nesse contexto que observamos Jesus Cristo declarando-Se também: "Eu Sou o Bom Pastor". Assim, observemos nesta sua afirmação, verdades ensinadas e indispensáveis para nossas vidas:
I. O Bom Pastor dá sua vida pelas suas ovelhas – (vv. 11-13). Na primeira revelação (AT), as ovelhas eram sacrificadas e morriam pelos pastores e ovelhas (pessoas) de Israel. Agora (Jo 19.30), no “Está consumado!” (NT), o Bom Pastor – o Cordeiro de Deus – entrega a sua vida em sacrifício eterno, em favor de Seus pastores e Suas ovelhas, sejam judeus ou gentios, lhes concedendo, gratuitamente, o perdão eterno, a salvação e a reconciliação com o Seu Pai e, também agora, o nosso Pai Eterno. Isto é a salvação, ou seja, o Bom Pastor veio para libertar as suas ovelhas do curral do mundo inteiro, porque o Pai, antes da fundação do mundo, identificou-as e deu-lhes um nome que está escrito no livro da vida. Saiba que o Bom Pastor, Jesus Cristo, quer entrar na sua história e sua vida cansada e sobrecarregada de pecados. Ele lhe ama e tem poder e autoridade para salvá-lo. Esta é a graça irresistível. Este é o chamado eficaz. Esta é a chamada para a vida eterna. Esta é a regeneração. As ovelhas O seguem porque é uma obra sobrenatural de Deus, o qual as chama por meio da Luz (Jesus), para fora do pecado, da morte, da escuridão e da cegueira eternas.
II. O Bom Pastor conhece as suas ovelhas – (vv. 14-15). É muito significativo sabermos que o termo conhecer citado no texto é muito mais do que ter uma certa consciência mental de uma pessoa, mas refere-se a um relacionamento íntimo entre Deus e seu povo, na condição de Pai e filhos eternos (Jo 1.11-13). Jesus disse quem era Natanael que se aproximava e onde ele estava; também sabia de Zaqueu e o chamou pelo nome e que desejava estar em sua casa. Certamente, fez assim porque Ele de fato conhece todas as suas ovelhas, não de agora, mas desde os “tempos eternos”, uma a uma. Aqueles que pertencem a Deus e ao verdadeiro Pastor, sempre ouvirão a sua voz e O seguirão. Eles não irão ouvir a voz de um estranho. Nada pode quebrar o vínculo entre as verdadeiras ovelhas e o Bom Pastor. Ele não é apenas o pastor que leva suas ovelhas aos pastos verdejantes e águas tranquilas. Ele é a Porta e o Único Caminho de retorno eterno para Deus. A entrega de Si como o Cordeiro de Deus em nosso lugar foi por causa de nossos pecados (Rm 4.25): "...o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação". Está escrito na Palavra de Deus que somente poderia haver remissão de pecados, através do sangue de uma vida separada por Deus e destinada para este sacrifício. Jesus Cristo cumpriu todos os requisitos legais, declarando-nos justos, remidos diante do Criador e Pai Eterno. "Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5.1).
III. O Bom Pastor tem mais Ovelhas – (vv. 16-18). Conquanto saibamos que a Bíblia se refere a duas categorias de povos, ou seja, judeus (Israel) em um aprisco e gentios (o resto da Terra) em outro, sob o imensurável amor de Deus, existe apenas um rebanho: o povo de Deus, que pertence exclusivamente ao Bom Pastor desde sempre. Parte desse enorme rebanho encontra-se espalhada por todo o nosso planeta (At 18.1-11); entretanto, um dia — e pensamos que esteja bem próximo — o Supremo Pastor chamará e juntará todas as Suas ovelhas em um, e somente um, rebanho. Enquanto não ocorre esse dia glorioso, é sabido pela Palavra de Deus que todos os dias o Bom Pastor permanece em nosso meio e espera que Sua Igreja alcance essa Terra perdida com a poderosa mensagem do Seu Evangelho, o poder de Deus para a salvação de todas as Suas ovelhas, ainda longe.
Para concluir, era mesmo esperado que, ao Jesus Cristo afirmar que Ele é a Porta, houvesse divisão entre as pessoas de forma incisiva, posto que, ao ser a Porta, e um dia ser fechada, muitos ficarão do lado de fora, como Ele mesmo afirmou (Mt 7.13-14). Logo, precisamos proclamar o Evangelho enquanto é dia, pois as ovelhas ouvirão a Sua voz e virão. Quanto aos cabritos, o Rei Eterno (Jesus, o Senhor) saberá como tratá-los, segundo o Seu próprio e absoluto conselho, justo e pelos séculos dos séculos. Amém!
-------------------------------
Questões para reflexão:
1. Quais as características do Bom Pastor?
2. Para que o Bom Pastor veio?
3. Por que as ovelhas seguem ao Bom Pastor?
-----------------------------------
José Nery Teixeira, pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana de Manaus.
Scripture
About this Plan

A IPMANAUS apresenta a você o plano de leitura "Eu Sou", com 7 reflexões sobre as características de Jesus e como Ele se revela em nossas vidas. A cada devocional, somos convidados a contemplar aspectos essenciais de Cristo: Jesus, o Pão da Vida, a Luz do Mundo, a Porta das Ovelhas, o Bom Pastor, a Ressurreição, o Caminho, a Verdade e a Vida, e a Videira Verdadeira. Uma jornada profunda para conhecer mais sobre o Salvador, nossa esperança e a fonte de vida eterna.
More
Related Plans

Making Much Progress Through Persistent Prayers

Moments of Grace for Moms | Devotional for Moms

Weeping at Christmas

Get Out of Sleep Mode

Lowkey Legends

The Law of Seed and Harvest

No Process, No Purpose

Faith, Logic and Presumption

Faith Like a Mustard Seed
